Slash completa 45 anos nesta sexta, 23

Ainda lembrado pelo Guns N' Roses, guitarrista é considerado um dos grandes nomes do rock

Da redação Publicado em 23/07/2010, às 16h01

Slash completa 45 anos nesta sexta, 23
AP

Nesta sexta-feira, 23, Slash completa 45 anos. O respeitado guitarrista traz na bagagem anos de carreira e envolvimento com o rock 'n' roll, tendo integrado o Guns N' Roses, além de ter executado seus poderosos riffs em álbuns de diversos artistas. O ano de 2010 marca não só suas quatro décadas e meia de vida, mas também o lançamento de seu primeiro álbum em carreira solo, com convidados de peso.

Nascido na Inglaterra, em Hampstead, Londres, Saul Hudson (verdadeiro nome de Slash) se mudou para Los Angeles com a família aos 11 anos de idade. Em 1985, formou o Guns N' Roses junto ao frontman Axl Rose. O grupo foi um dos mais bem sucedidos na virada dos anos 80 para os 90. Lançamentos como Appetite for Destruction, de 1987, e G N' R Lies, 1988, colocaram a banda no topo das paradas e Slash no posto de um dos melhores guitarristas, senão o melhor, do período. Contudo, a convivência com Axl Rose não era das melhores, e, após muitos conflitos, o guitarrista deixou a banda em 1996.

Com sua saída, deu sequência ao Slash's Snakepit, banda formada em 1994, e criou o grupo de blues - gênero musical pelo qual tem grande adoração - Slash's Blues Ball. Em 2002, Slash se juntou a Duff McKagan e Matt Sorum, também ex-integrantes do Guns, Dave Kushner (da banda punk Wasted Youth), e Scott Weiland, frontman do Stone Temple Pilots, para a formação do Velvet Revolver. O grupo lançou, em 2004, o álbum Contraband, atingindo sucesso comercial. Em 2008, uma pausa foi estabelecida e a razão seria mais uma vez a figura de um problemático vocalista, no caso, Weiland, e a relação conflituosa dele com os demais membros do grupo.

Além das bandas formadas ao longo de sua carreira, Slash fez inúmeras participações em álbuns dos mais variados artistas, indo de Alice Cooper a Stevie Wonder, passando por Michael Jackson. Em 2010, o guitarrista lançou seu primeiro disco solo, Slash, com a colaboração de uma lista eclética de nomes conhecidos do mundo musical. "Eu escrevia o instrumental das músicas e pensava em quem seria uma boa escolha para o vocal, quem teria o estilo certo para aquela melodia. Aí eu mandava a versão demo para a pessoa", contou ele, em entrevista à Rolling Stone Brasil. Marcaram presença nomes como Ozzy Osbourne, Chris Cornell, Lemmy Kilmister, Iggy Pop e Fergie, do Black Eyed Peas.

No que se refere às novidades aos fãs brasileiros, tudo indica que o guitarrista virá ao país ainda este ano - meses depois da passagem de sua ex-banda, o Guns N' Roses, que se apresentou no Brasil em março. Além de ter comentado à Rolling Stone Brasil sobre seu interesse, nesta semana, no dia 21, o artista falou em sua página oficial no Twitter sobre o assunto. "Datas para a turnê sul-americana serão postadas em breve, mal posso esperar!", escreveu. Contudo, pouco tempo depois, o recado foi apagado.

Enquanto mais informações não são divulgadas, fica a homenagem aos 45 anos de vida deste que é considerado um dos mais importantes guitarristas contemporâneos. Vale lembrar que, em 2009, uma pesquisa realizada pelo jornal The Sun elegeu o riff de "Sweet Child O'Mine", de Slash para a faixa do Guns N' Roses, o melhor da história do rock, ultrapassando os de guitarristas como Eric Clapton e Jimi Hendrix.

Veja abaixo alguns vídeos de Slash:

Gravação do álbum solo:

Guns N' Roses - "Sweet Child O' Mine":