Smashing Pumpkins anuncia data de lançamento de Oceania

Novo álbum da banda será lançado no dia 18 de junho, como parte do projeto Teargarden By Kaleidyscope; veja a tracklist

Redação Publicado em 27/03/2012, às 16h37 - Atualizado às 16h40

Billy Corgan
AP

O Smashing Pumpkins anunciou a data de lançamento do próximo disco de inéditas da banda, Oceania. Parte do projeto Teargarden By Kaleidyscope - que resultará em 44 canções parte de um mesmo álbum - Oceania foi descrito por Billy Corgan, vocalista da banda, como "um álbum dentro de outro álbum" e chegará às lojas em 18 de junho, pela EMI. As informações são do semanário britânico NME.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Produzido pelo próprio Corgan, Oceania será constituído de 15 canções, fazendo deste o primeiro LP da banda desde Zeitgeist (2007). Em dezembro do ano passado, o vocalista insistiu que o disco será o melhor trabalho da banda desde o aclamado Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995), que trazia canções como "1979", "Bullet with Butterfly Wings" e "Tonight, Tonight", consideradas alguns dos maiores hits do Smashing Pumpkins. “Há muito tempo eu não faço um álbum, mostro para 50 pessoas e as 50 pessoas dizem: ‘É um ótimo disco’. Isso não acontecia desde Mellon Collie”, disse Corgan.

Na atual formação do Smashing Pumpkins, Corgan permanece como o único integrante original do grupo. James Iha, ex-guitarrista da banda e ocasional vocalista, lançou neste mês seu segundo disco solo, Look to the Sky. Jimmy Chamberlin, baterista original, chegou a retornar para a banda durante Zeitgeist, mas deixou o Smashing Pumpkins pouco após e formou o grupo Skysaw. O único integrante que permanece sem atividade musical atualmente é a ex-baixista D'arcy Wretzky, que vive em uma fazenda em Michigan, nos Estados Unidos.

Veja abaixo a tracklist de Oceania:

1 - "Quasar"

2 - "Stella P and the People Mover"

3 - "Panopticon"

4 - "The Celestials"

5 - "Violet Rays"

6 - "My Love Is Winter"

7 - "One Diamond, One Heart"

8 - "Pinwheels"

9 - "Oceania"

10 - "Pale Horse"

12 - "The Chimera"

13 - "Glissandra"

14 - "Inkless"

15 - "Wildflower"