Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Smashing Pumpkins anuncia oficialmente a turnê de reunião sem a baixista D’arcy Wretzky

Billy Corgan volta a tocar com James Iha e Jimmy Chamberlain em shows focados nos cinco primeiros discos da banda

Rolling Stone EUA Publicado em 15/02/2018, às 15h33 - Atualizado às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Smashing Pumpkins - Olivia Bee/Divulgação
Smashing Pumpkins - Olivia Bee/Divulgação

Há mais de uma semana, o Smashing Pumpkins vem provocando a curiosidade dos fãs, com uma contagem regressiva no site oficial do grupo. Nesta quinta, 15, o cronômetro finalmente chegou a zero, e a tão esperada notícia foi oficializada. Os membros originais Billy Corgan, James Iha e Jimmy Chamberlin serão acompanhados por Jeff Schroeder em uma turnê norte-americana ao longo do ano de 2018. A baixista original, D’arcy Wretzky, não fará parte do projeto.

Chamada The Shiny and Oh So Bright, a turnê, que coincide com o aniversário de 30 anos da formação da banda, começa no dia 12 de julho, no estado de Arizona, e chega ao fim em 7 de setembro, em Idaho. Os ingressos começam a ser vendidos no próximo dia 23. Mais datas podem (e devem) ser anunciadas.

Durante os shows, o Smashing Pumpkins tocará exclusivamente músicas dos cinco primeiros álbuns que lançaram: Gish (1991), Siamese Dream (1993), Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995), Adore (1998) e Machina (2000).

“Essas apresentações serão diferentes de tudo que já fizemos, e contarão com um setlist único, diferente de qualquer um que já tocamos”, contou o vocalista Corgan. “Essa é uma chance de um novo começo, queremos conduzir isso com uma explosão.”

O anúncio da reunião percorreu, até agora, uma caminho um tanto quanto conturbado. Na última segunda, 12, o Smashing Pumpkins divulgou um comunicado dizendo que os integrantes haviam tentado entrar em contato com a baixista D’arcy Wretzky, para inclui-la nos planos, mas concluiu dizendo que ela recusou diversas vezes o convite. Este comunicado foi emitido logo após a baixista dizer, em vários posts nas redes sociais e em um breve comentário ao site Blast Echo, que Corgan havia feito a proposta para ela participar do reencontro, sendo que logo em seguida desfez a proposta.

De acordo com D’arcy, depois de trocar algumas mensagens de texto com Corgan, ela ficou sabendo que ele já havia convocado Jack Bates (filho de Peter Hook, ex-baixista do New Order e do Joy Division) para tocar baixo na turnê, ao lado de Corgan, James Iha, Jimmy Chamberlain (integrantes originais do Smashing Pumpkins) e do guitarrista adicional Jeff Schroeder. O que ela não sabia é que o vocalista havia planejado que ela participasse mais como uma atração especial, semelhante a Steven Adler, baterista do Guns N’ Roses, que recentemente apenas faz participações esporádicas nos shows.

A turnê The Shiny and Oh So Bright foi anunciada com um curto vídeo que exibe, ao som da clássica “Today”, o que parece ser a versão mais velha e decadente das gêmeas siamesas da capa do álbum Siamese Dream (1993) ateando fogo em um logo de coração do Smashing Pumpkins com um lança-chamas. Assista abaixo.