Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Somente 3% das animações são dirigidas por mulheres, revela estudo

Pesquisas indicam que a indústria cinematográfica ainda é dominada pelo gênero masculino

Redação Publicado em 11/06/2019, às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moana (Foto: Divulgação)
Moana (Foto: Divulgação)

As mulheres ainda são minoria entre diretores e outros papéis de liderança nas empresas de animação.

De acordo os estudos da USC Annenberg Inclusion Initiative, com base nos últimos 12 anos, somente 3% entre os diretores de desenhos animados são do sexo feminino, e apenas uma, Jennifer Yuh Nelson (Kung Fu Panda 2), era negra.

A falta de diversidade também se reflete nas histórias que chegam ao público. Entre 2007 e 2018, apenas 17% dos filmes de maior bilheteria tinham liderança feminina e apenas três representavam uma mulher não-branca como protagonista.

Nesse cenário, filmes como Moana e programas como Dora, a Aventureira ganharam destaque, mas continuam sendo a exceção à regra.

Em Hollywood, os números são mais equilibrados. Em contraste com a maioria dos estúdios, as mulheres detém metade das posições de poder nas principais produtoras de cinema.

Para a fundadora e diretora da USC Annenberg Inclusion Initiative, Dra. Stacy L. Smith, "A proporção de mulheres no papel de liderança em animações e o progresso alcançado na última década indicam que há espaços em que a indústria está levando a inclusão a sério e provocando mudanças."

O relatório foi realizado em parceria com o coletivo Women in Animation.

+++Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos