Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sónar São Paulo 2015 anuncia shows de The Chemical Brothers e Hot Chip

Festival acontece entre os dias 24 e 28 de novembro no Espaço das Américas

Redação Publicado em 20/06/2015, às 13h26 - Atualizado às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Festival é cancelado após desistência do Chemical Brothers - Divulgação
Festival é cancelado após desistência do Chemical Brothers - Divulgação

O festival Sónar São Paulo anunciou neste sábado, 20, as primeiras atrações musicais da edição 2015 do evento. Estão confirmadas a dupla The Chemical Brothers, a banda Hot Chip, o DJ e produtor francês Brodinski e o inglês Evian Christ, sensação do novo hip-hop. Os shows acontecem dentro do SónarClub, evento que invade o Espaço das Américas, no dia 28 de novembro.

Veja a cobertura da edição de 2012 do Sónar.

Com 21 anos de história, o festival catalão Sónar, um dos maiores eventos de música, tecnologia, inovação e tendências do mundo, retorna à capital paulista entre os dias 24 e 28 de novembro, trazendo, além de shows (SónarClub), uma mostra audiovisual (SónarCinema) e a conferência internacional voltada à indústria tecnológica, criativa e artística (Sónar+D).

“Vamos trazer para São Paulo, mais uma vez, alguns ícones da vanguarda da música avançada e uma amostra do que há de mais novo em tecnologia voltada para a criatividade. O Sónar é a experimentação das mais novas tendências mundiais”, define Duda Magalhães, o CEO da Dream Factory.

Apesar de 3D “suave”, Kraftwerk reinou no Sónar 2012 – lembre como foi.

O SónarCinema e o Sónar+D serão realizados durante a semana de 24 a 28 de novembro. A lista de filmes e a programação da conferência serão anunciadas em setembro. Está última terá curadoria de Hermano Vianna, Ronaldo Lemos e Ale Youssef. “O Sónar+D sempre foi o ponto de encontro do pensamento de vanguarda mundial. A arte e a tecnologia aproximam as pessoas do debate que busca formas alternativas de transformação de suas realidades, de ocupação de seus espaços. Iniciativas como essas ajudam a cidade a encontrar e enfrentar seus problemas”, acredita Youssef.

O Festival Internacional de Música Avançada e Arte New Media (como também é conhecido o Sónar) nasceu em Barcelona em 1994. Ao longo dos anos, foi ganhando o mundo e passou a ser realizado paralelamente em outros países. Em 2012, o Sónar recebeu 30 mil pessoas e 48 atrações – entre elas o Kraftwerk, Justice, Mogwai, Flying Lotus, Criolo, Cee Lo Green e James Blake – na área interna do Anhembi.

A reinvenção de David Guetta: monstro da EDM fala sobre a nova sonoridade dele.

A edição de 2013 do Sónar em São Paulo foi cancelada cerca de 60 dias antes de acontecer. De acordo com um comunicado oficial divulgado na época, o cancelamento ocorreu devido a “dificuldades e instabilidade no mercado de entretenimento no Brasil”. Os ingressos ainda não estavam sendo vendidos.

Em 2004, foi realizado em São Paulo o Nokia Trends Sónar Sound São Paulo, uma junção do Sónar com a segunda edição do Nokia Trends. O evento contou com apresentação do LCD Sound System.

Sobre as atrações

The Chemical Brothers

O oitavo disco de um dos nomes mais relevantes da música eletrônica, Born In The Echoes, foi apresentado no Sónar Barcelona, junto com as clássicas “Galvanize”, “The Salmon Dance” e, claro, “Block Rockin Beats”, em um show espetacular – o mesmo que virá ao Brasil em novembro para o Sónar São Paulo. Durante os últimos 20 anos, os Chemical Brothers vêm redefinindo e aprimorando o conceito de música eletrônica ao vivo.

Hot Chip

Why Make Sense, o sexto álbum do Hot Chip, foi lançando em maio deste ano. O quinteto britânico já fez parte do line-up de três edições do Sónar Barcelona e esta é a primeira vez deles no Sónar São Paulo. Nascido em 2000, em Londres, o grupo mescla música pop com eletrônica, em faixas com produção avançada e refrões certeiros, vide seu insuperável catálogo de hits (“Over and Over”, “I Feel Better”, “Ready For The Floor”, “One Night Stand” e outros).

Brodinski

Fruto da geração “computer kid”, o francês Brodinski começou a chamar atenção com a faixa “Bad Runner”, um techno bombástico lançado pela Mental Groove, que virou hit em 2007. De lá pra cá, vem experimentando e mesclando gêneros sonoros, como heavy techno com hip-hop, house e bass music. Já produziu faixas do Kanye West e é adorado por nomes como Soulwax, Tiga, Erol Alkan, A Track, Laurent Garnier.

Evian Christ

O músico britânico desenvolveu um sistema de luzes e projeções em parceria com o artista visual Emmanuel Biard, um dos mais importantes designers de iluminação no mundo. Mesmo jovem, Evian criou uma sonoridade própria e única, que chamou atenção de todos com o EP Kings And Them, no selo Tri Angle, de julho de 2012, e que trazia batidas futuristas que permeavam o grime, o hip-hop e o r&b.

SónarClub em São Paulo

Com The Chemical Brothers, Hot Chip, Brodinski e Evian Christ

28 de novembro, sábado

Espaço das Américas - Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda

Ingresso: R$ 550 (haverá meia-entrada)

Início das vendas: 26 de junho, às 10h00

Link de vendas: www.sonarsaopaulo.com.br

Ponto de venda: bilheteria do Espaço das Américas