Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sonic Youth recupera guitarras roubadas há 13 anos

“É louco”, disse o guitarrista Lee Ranaldo, que ainda busca outros equipamentos sumidos

Redação Publicado em 27/09/2012, às 10h39 - Atualizado às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lee Ranaldo - Sonic Youth - AP
Lee Ranaldo - Sonic Youth - AP

O Sonic Youth teve parte de seu equipamento roubado em 1999 enquanto excursionava pela Califórnia, nos Estados Unidos. E se os músicos desistiram, depois de tanto tempo, de encontrar as duas guitarras sumidas, seus fãs persistiram e devolveram, depois de 13 anos, os instrumentos a seus donos originais. As informações são do site Pitchfork.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

“É louco”, disse Lee Ranaldo. “Depois de todo este tempo as coisas apareceram graças à dedicação dos fãs”. Outros tipos de equipamento como pedais e amplificadores também foram roubados na época.

Por terem sido bastante modificadas tanto por Ranaldo como por Thurston Moore, as guitarras puderam ser facilmente identificadas. Pelo mesmo motivo quem as roubou pode ter tido dificuldade para vendê-las, já que elas preservavam poucas características originais.

Ranaldo revelou que dois homens entraram em contato e falaram que sabiam onde estavam as guitarras porque o tio de um deles esteve envolvido no roubo. “Nós falamos: ‘Beleza, a gente dá algumas centenas de dólares por cada uma delas’, e foi o que aconteceu”.

A recuperação criou ainda esperanças para que novos equipamentos sejam encontrados, como uma guitarra do tipo Jazzblaster também roubada naquele episódio. “Estou muito curioso sobre o que aconteceu com o resto das coisas”, disse Ranaldo. “Adoraria um dia conhecer a verdadeira história”.