Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sou uma criança no corpo de um adulto: Zachary Levi explica porque é perfeito para fazer de Shazam um sucesso

Ator da série Chuck fala à Rolling Stone Brasil sobre o filme que estreia nos cinemas brasieiros nesta quinta-feira, 4

Pedro Antunes Publicado em 04/04/2019, às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zachary Levy como o herói Shazam (Foto: Divulgação)
Zachary Levy como o herói Shazam (Foto: Divulgação)

Zachary Levi começa a cantarolar - e até alcança novas incrivelmente altas com uma afinação elogiável - ao saber que a próxima entrevista daquele dia seria com a Rolling Stone Brasil. "Estou muito bem", diz ele, ainda cantando. Claro, por que não estaria?

No Brasil para divulgar Shazam, ainda em dezembro de 2018, Levi preparava terreno para o filme de super-herói que prometia mudar, definitivamente, a estética sisuda e sombria das outras adaptações dos personagens da DC Comics para os cinemas.

Embora o idealizador de todo o Universo Cinematográfico da DC, o diretor Zack Snyder, tenha alguns fãs fervorosos a defendê-lo, eles eram minoria. A ideia dele não vingou e filmes como Homem de Aço, Batman Vs Superman e, principalmente, Liga da Justiça, não deram a liga que deveria.

+++ Batman criança, origem comediante e mais: os segredos do trailer de Coringa, com Joaquin Phoenix

Neste ambiente de terra arrasada, Aquaman, com Jason Momoa e dirigido por James Wan injetou cor, ação, humor e abocanhou uma bilheteria respeitável (ultrapassou o US$ 1 bilhão, enquanto a Liga fez US$ 657 milhões). Mostrou um novo terreno logo ao lado para que os filmes da DC pudessem construir suas fundações. E era um espaço verdinho, cheio de vegetação e, principalmente, ensolarado.

É o espaço perfeito para o "menino transformado em herói adulto" Shazam, personagem que estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 4, com Levi a usar o uniforme vermelho vistoso, cheio de músculos (alguns reais, já que o franzino ator marombou o suficiente para poder interpretar o personagem) e um raio brilhante no meio do peito.

"E aquele raio acende de verdade!", garante Levi, ainda animadíssimo.

Definitivamente, não havia pessoa melhor para protagonizar Shazam!, o filme, que Levi. O cara é uma criança-adulta tal qual seu personagem. O Chuck Bartowski do seriado Chuck, aos 38 anos, se mostrou em entrevistas anteriores e nas suas redes sociais, animação em viver o personagem.

"E como não estar?", ele diz, de novo, com aquele sorrisão nos lábios. "Eu realmente me diverti muito ao ser escalado para interpretar esse personagem."

Shazam é um herói criado em 1940 - na época, conhecido como Capitão Marvel, nome depois trocado, nos anos 1970. Diferentemente dos outros já adultos, o personagem na verdade tem 14 anos e atende pelo nome de Billy Batson (no filme, vivido por Asher Angel.

O jovem recebe os poderes místicos do Mago Shazam por ter um coração puro e, ao gritar o nome do mentor, ele adquire a figura do "humano perfeito" (no caso, é o musculoso Levi, mesmo). Chamado de "o campeão da humanidade", Shazam possui a sabedoria de Salomão, a força física de Hércules, a resistência de Atlas, os poderes mágicos de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.

+++ Primeiro trailer de Coringa traz um Joaquin Phoenix perturbado; assista

Por se tratar de um filme de origem, o longa dirigido por David F. Sandberg (Annabelle 2: A Criação do Mal, de 2017) explora bem a reação do jovem Batson ao se ver no corpo de adulto e, principalmente, com super-poderes.

Leve, Shazam, o filme, não tem a pretensão de ser o que não é. E isso conta muito para o sucesso do longa, tão elogiado nas críticas publicadas no exterior. Parte importante do projeto cabe a Levi.

Poderia parecer um lugar-comum, uma boa estratégia de marketing ou aquelas frases prontas ditas por atores em entrevistas para divulgar seus respectivos filmes, mas Levi garante que não: ele realmente se divertiu ao se transformar em um super-herói nas telas.

"O sentimento de Billy Batson ao ganhar os poderes de Shazam são parecidos com os meus ao ser chamado para interpretar esse personagem, poder usar um uniforme incrível e ser pendurado no set, como se eu estivesse voando!", diz, ao garantir que não se trata de balela.

Antes disso, nas redes sociais do próprio, era comum ver o ator divertindo-se com o uniforme vermelho e de capa branca, espalhafatosa o suficiente estar entre o brega e o chique.

"A verdade", segue Levi, "é que eu sou uma criança no corpo de um adulto também".

Levi justifica a afirmação ao contar sobre um terreno comprado recentemente, no Texas, nos Estados Unidos. "Estou montando minha casa ali e estou colocando tirolesas por todos os lados e toboáguas. Afinal, porque não podemos nos divertir com toboáguas e tirolesas por sermos adultos?"

O trailer de Shazam, primeiro, lançado ainda em 2018, mostrava Levi a experimentar os poderes do herói e, também, celebrando-os com a conhecida "floss dance" (nome traduzido para algo como "dancinha do fio-dental"), bastante popular entre a molecada depois de aparecer no jogo Fortnite, outro sucesso entre os jovens.

Esse momento foi criado por improviso por Levi diante das câmeras: "Sabe, eu estava pensando sobre o que fazia sucesso entre os jovens que 14 anos, que é a idade de Billy Batson. E é isso com isso que eles estão brincando".

"Me pareceu fazer sentido que Billy, então, celebrasse os poderes daquela maneira. David [F. Sandberg] gostou e decidiu usar isso no trailer", recorda o ator, que garante ainda curtir algumas coisas dos tempos de adolescente, como ler quadrinhos e jogar videogame.

"Se isso [a dancinha] ajudasse a molecada de 14 anos a passar fio-dental, o mundo seria um lugar melhor." Zachary Levi, um crianção no corpo de adulto, mas, ainda assim, um adulto, afinal.