Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

SP recebe Little Joy com "Uh, Amarante!"

Trio fez sua segunda apresentação no Brasil para platéia vestida como os fãs de Strokes e cantando como os fãs de Los Hermanos

Por Paulo Terron Publicado em 29/01/2009, às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Amarante e Moretti em estado de alegria - Otávio Sousa
Amarante e Moretti em estado de alegria - Otávio Sousa

Depois de rodar os EUA em uma turnê independente, deve ter sido um alívio para o Little Joy a recepção dos mais de 500 fãs no primeiro show paulistano da passagem do trio pelo Brasil, que ocorreu na Clash, na última quarta-feira. A banda abriu sua temporada brasileira em Porto Alegre (leia aqui).

A platéia foi aquecida pelo Cidadão Instigado, que mostrou músicas de Cidadão Instigado e Método Túfo de Experiências e canções inéditas em uma apresentação competentíssima. Mas a noite era mesmo de Rodrigo Amarante, Fabrizio Moretti e Binki Shapiro (que ao vivo ganharam o reforço do produtor Noah Georgeson, do baterista Matt Romano e do baixista Todd Dahlhoff).

Recebidos aos gritos, os três líderes se posicionaram à direita do palco, formando uma linha de frente homogênea, raramente vista em grupos de rock. A primeira a se comunicar com o público foi Binki, com um tímido "hi". O namorado Moretti já emendou um "E aí, São Paulo? Nosso grupo é chamado Little Joy", e a banda partiu para o ataque com a lenta "Play The Part", seguida de "The Next Time Around". Vestida como os fãs de Strokes, a platéia cantou como os fãs de Los Hermanos.

Amarante e Moretti vestiam blazers, contrastando com a informalidade da camisa xadrez de Dahlhoff e da regata de Romano (que, aliás, é da banda de Albert Hammond Jr. e já substituiu temporariamente Moretti nos Strokes, quando o titular machucou uma das mãos) . Já Binki transformava em vestido uma longa camiseta com a estampa do escritor brasileiro Paulo Leminski, a mesma com a qual o Hermano foi fotografado recentemente.

Entre "How to Hang a Warhol" e "No One's Better Sake", Rodrigo Amarante confessa - sem esconder a alegria - que "é bom estar de volta". Mais tarde ele ainda diria que se espantou com a venda rápida das entradas para os shows em solo nacional. "Eu estava lá longe, sem saber o que ia acontecer...", explicou, agradecendo.

Quando a voz feminina do trio finalmente cantou, em "Unattainable", não decepcionou: confiante, a novata Binki mostrou competência entre os veteranos. Durante a apresentação, ela ainda encantou os fãs como "Don't Watch Me Dancing" e "Walkin' Back to Happiness" (sucesso britânico da cantora Helen Shapiro - "que não é tia da Binki!", frisou Amarante -, lançado em 1961).

A platéia, no auge da empolgação, puxa um coro de "Uh, Amarante!" e Moretti imediatamente improvisa uma musiquinha para o amigo de banda, que revida com um empurrão (de brincadeira, claro). Na seqüência o grupo encara mais uma versão, desta vez com "This Time Tomorrow", single do Kinks originalmente lançado em 1970 (e ressuscitado na trilha sonora de Viagem a Darjeeling, de 2007), e cantada por Moretti. Assim que a música termina, Binki corre e dá um beijo na boca do vocalista, que explica o motivo da comemoração: "Conseguimos, porra! Eu num sei cantar!"

O Little Joy ainda mostrou uma faixa nova, sem nome, com um clima sessentista. Segundo Amarante, eles colocaram a composição no repertório porque Little Joy é muito curto. "Tem de aproveitar bem cada música...", disse, sorrindo.

A volta para o bis é com Rodrigo Amarante sozinho, cantando e tocando a triste e introspectiva "Evaporar" - que curiosamente estreou em palcos brasileiros, durante a passagem de Devendra Banhart pelo Brasil, em 2006. O grupo todo volta para o encerramento, "Brand New Start" - ou "brêndi níu ixtárrrti", como o Hermano e o Stroke a apresentaram, fazendo uma brincadeira com a pronúncia acariocada.