SPFW: calmaria no quarto dia da semana de moda paulistana

Presença das modelos Raquel Zimmermann, Eva Herzigova e Shirley Mallmann foi destaque do sábado, 12

Por Patrícia Colombo Publicado em 13/06/2010, às 13h25

Raquel Zimmermann desfila para a Animale no quarto dia da SPFW
Rodrigo Bueno

Quem já estava se acostumando com os agitados dias da São Paulo Fashion Week, acabou se deparando com um sábado frio - tanto pelo clima quanto pela ausência de grandes acontecimentos - no Pavilhão da Bienal. Talvez um reflexo do início Copa do Mundo e do dia dos namorados. Não fosse a presença das três grandes modelos Raquel Zimmermann (Animale), Eva Herzigova e Shirley Mallmann (ambas para Adriana Degreas) e da apresentação conjunta de Tiê e Thiago Pethit, o evento nem teria tido muito jeitão de Fashion Week.

O sábado, de temperatura baixa e tempo cinzento, teve o primeiro desfile realizado no Teatro da FAAP, para mostrar a nova coleção de Reinaldo Lourenço. Já na Bienal, Jefferson Kulig, às 15h30, deu continuidade, seguido pela Animale, depois veio a estilista portuguesa Ana Salazar, a moda praia de Adriana Degreas e Lino Villaventura com seu multicolorido desfile. A modelo checa Eva Herzigova mostrou o corpão enxuto aos 37 anos na passarela de Degreas. Tanto ela quanto a brazuca Shirley Mallmann figuraram entre os principais nomes entre as modelos durante a década de 90. Zimmermann, por sua vez, abriu para a Animale e conversou antes do desfile com a Rolling Stone Brasil sobre sua relação com música e a admiração por Lady Gaga. Veja abaixo alguns dos destaques do dia:

Reinaldo Lourenço - às 13h15:

"Immigrant Song", um dos maiores clássicos do Led Zeppelin, sendo tocada na gravação de um violino. Que tal? Com trilha-sonora elegante - traduzindo a própria coleção - Reinaldo Lourenço convocou os fashionistas à FAAP para exibir sua temporada primavera/verão 2011. Com cortes geométricos, flores feitas em organza em partes de algumas peças e predomínio do bege e do preto com detalhes em rosa flúor e outras cores mais fortes, as roupas vieram baseadas na temática do automobilismo proposta pelo estilista - contando até com sons de carros entre uma faixa e outra na trilha elaborada por Giancarlo Lorenci.

Animale - às 16h30:

Com uma das partes da sala 1, local aonde o desfile da Animale foi realizado, aberta, o time de modelos entrava na passarela pela área externa que dava para o parque do Ibirapuera. Shorts, saias e vestidos em um frio quase cruel. A top Raquel Zimmermann deu o "start" ao abrir o desfile com seus passos firmes e confiantes adquiridos em anos de carreira. "Eu sinto uma energia diferente aqui no Brasil quando venho desfilar", disse à RS Brasil, antes do desfile. "Aqui eu falo a minha língua e não é só um evento fashion, é cultural também, já que conta com algumas exposições." O responsável pela trilha-sonora, Hugo Frasa, investiu em remixes de grupos pouco famosos, pesquisados por ele em blogs, e disse que, na preparação musical, foge dos hits. "Queriam colocar Michael Jackson, mas cortei na hora [risos]", revelou. Nas peças, o nude e o cinza predominaram, com apenas algumas presenças de roxo. As modelagens, como a própria grife divulgou à imprensa, vieram em corte mais esportivo e com uso de tecidos elaborados pela grife em parceria a fornecedores especializados.

"Alejandro":

Na fila A do desfile da Animale esteve Evandro Soldati, modelo brasileiro que participou do clipe de "Alejandro", de Lady Gaga. Ele contou que o convite para a integrar o time do vídeo da cantora surgiu do fotógrafo e diretor Steven Klein. Segundo Soldati, que trabalha há seis anos nos Estados Unidos, testes não foram necessários. Klein o convidou e ele, claro, topou. A gravação de sua parte teve duração de uma hora e a convivência com Gaga foi sem estresses. "Minha relação com ela foi muito curta, mas tranqüila", disse. "Ela foi muito gente boa, deixou todo mundo à vontade no set."

Tiê e Thiago Pethit - às 20h:

Na tarde deste sábado, 12, a cantora Tiê se apresentou junto a Thiago Pethit no lounge da marca de produtos para cabelo Seda. A dupla misturou no repertório faixas dos discos dos dois artistas, em pocket show acústico agradável, incluindo até, em clima de dia dos namorados, uma versão para a balada "Please Don't Go", do grupo setentista KC and the Sunshine Band. Tiê e Pethit há tempos fazem parcerias musicais, mas esta foi a primeira vez que os dois realizaram um show juntos. "Nossas carreiras estão muito entrelaçadas", contou Tiê, à reportagem da Rolling Stone Brasil. "Espero que este seja o primeiro de vários shows que façamos juntos. Quem sabe um dia a gente faz um CD de duetos." Para Pethit, enquanto a amizade durar, ele estará apto a novas parcerias com a cantora. "A gente se encontra muito, fazemos muitas coisas juntos de uma forma muito natural", afirmou. Sobre a relação moda e música, ambos concordaram que as duas se assemelham em diversos aspectos. "Acho que moda é mais uma linguagem. É mais uma forma de me comunicar com as pessoas, como a música", disse Pethit. Para Tiê, a moda também assume o papel de ponte entre a pessoa e os demais. "Talvez tenha essa coisa parecida que te ajude a se mostrar para os outros. A música também seria também uma 'mascarazinha' do artista como indivíduo", explicou.

Lino Villaventura - às 21h30:

Nude? Lino Villaventura está fora disso. O que pega pra ele são as cores e estampas - que estiveram misturadas em grande parte dos looks. Cheio de experimentações (como já é do histórico do estilista), as roupas traziam fendas e um efeito que lembrava uma sanfona, com a disposição de diversos "anéis" nas peças. Tiras pretas em trajes brancos faziam com que algumas roupas se assemelhassem à própria passarela - também listrada. "Por ser o último desfile, tem que ser assim. Pra você chegar em casa e ter do que lembrar, com uma imagem forte na cabeça", disse Villaventura à imprensa, no backstage. "É uma coleção sexy e brasileira. Tem ritmo e é 'caliente'." A trilha sonora de Felipe Venâncio fez valer a intenção do estilista ao trazer uma sonoridade que fazia um mix entre ritmos latinos, samba e algumas referências ao hip hop.