Star Trek: Qual foi único episódio da série que não incluiu mulheres?

Conhecida pela diversidade entre personagens, série Star Trek pecou ao não incluir nenhuma mulher em um dos episódios; saiba mais

Itaici Brunetti Publicado em 17/10/2021, às 13h00

None

Desde o início, a série Star Trekse destacava por representar mulheres e pessoas negras em uma época em que a diversidade era rara na indústria da TV. A maioria do elenco era homens, sim, mas também havia personagens femininas importantes e vitais; entre elas Nyota Uhura, interpretada por Nichelle Nichols, e Nurse Chapel, por Majel Barrett

No entanto, a série Star Trek (conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas), que possuía um histórico racial e multiculturalmente diverso, pecou por não inserir em um dos episódios a participação de nenhuma mulher sequer; não houve aparição, fala, menção e nem crédito às personagens e atrizes femininas. 

+++ LEIA MAIS: William Shatner, o capitão Kirk de Star Trek, está 'apavorado' para ir ao espaço

O episódio em questão foi "The Devil in The Dark", o 25º da primeira temporada do programa, exibido em 9 de março de 1967. Semanas depois de ir ao ar, o criador da série, Gene Roddenberry, se deu conta da "pisada na bola" e se retratou através de uma carta à imprensa em que dizia que foi um deslize de um dos redatores do show. 

De acordo com Per Trekkie, diretor do site Memory Alpha, Gene Roddenberry estava bem ciente do erro e desafiou o roteirista Gene Coon a encontrar maneiras de ser inclusivo e criar oportunidades em que as mulheres pudessem ser contratadas.

Na carta, Gene Roddenberry também afirmou que, ao seguir em frente com a escrita de mais mulheres na série, as cenas precisavam ser lógicas e não dignas de nota. 

+++ LEIA MAIS: Star Trek: William Shatner fará viagem espacial aos 90 anos

As informações são do site Grunge