Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Star Wars: 7 perguntas que ficaram sem respostas em A Ascensão Skywalker [LISTA]

Apesar de emocionante, a conclusão da nova trilogia deixou muitos pontos do enredo em aberto

Redação Publicado em 30/12/2019, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Star Wars: A Ascensão Skywalker (foto: Reprodução/ Disney)
Star Wars: A Ascensão Skywalker (foto: Reprodução/ Disney)

Star Wars: A Ascensão Skywalker chegou para concluir a saga da família Skywalker e do trio de heróis Rey, Poe Demeron e Finn. E, apesar de ter vários momentos emocionantes, o longa deixou muito em aberto e sem explicação, característica que a crítica especializada aponta como maior falha do novo Star Wars.

Por isso, listamos algumas perguntas sobre a história da franquia que A Ascensão Skywalkerdeixou em aberto, compilados pelo site Screen Rant. Vale lembrar que o texto a seguir contém diversos spoilers do filme.


Como Palpatine sobreviveu a explosão da Estrela da Morte?

Em Star Wars: O Retorno de Jedi (1983), Palpatine sofreu a maior derrota de todas, e Darth Vader o jogou em um poço na sala do trono do Imperador, para salvar o filho Luke Skywalker. Não bastasse essa queda para matar o Sith, a instalação toda da segunda Estrela da Morte ainda explodiu momentos depois.

+++LEIA MAIS: 5 Maneiras de ‘corrigir’ Star Wars: A Ascensão Skywalker sem mudar o roteiro [LISTA]

Isso levanta a inevitável pergunta: como ele sobreviveu? E, ainda mais, como chegou ao planeta Exegol se já estava no estado semi-morto e sustentado por máquinas? A única explicação para isso vem lá dos prequels, numa fala de Palpatine em A Vingança dos Sith (2005): “O Lado Sombrio da Força é um caminho para várias habilidades consideradas não naturais.” 


Quando Palpatine teve um filho? E quem é a avó de Rey?

Dada a idade do filho de Palpatine (interpretado por BillyHowle) nos flashbacks, ele deve ter nascido no mínimo entre Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança (1977), então o Imperadorjá tinha a forma física deformada. Quem, afinal, é a avó de Rey e o que houve com ela?


De onde veio o efetivo militar da Ordem Final?

No início do filme, o Imperador revela uma gigantesca frota de Star Destroyers - a Ordem Final. Mas quem tripulava aquelas naves? Elas eram automatizadas ou um exército foi formado nas Regiões Desconhecidas da galáxia? Palpatine ainda pede ao General Pryde traga as tropas da Primeira Ordem para aumentar os números.


Como a Ordem Final perdeu as batalhas fora de Exegol?

Simultaneamente a batalha final em Exegol, várias cenas mostram outros planetas (como Jakku, EndorBespin) com destróieres sendo destruídos. Como essas outras regiões reuniram o poder de fogo necessário para derrotar a Primeira Ordem? A morte definitiva de Palpatine teve algum impacto nessas outras lutas acontecendo a milhares de anos-luz de distância?

+++LEIA MAIS: HQ de Star Wars revela o que aconteceu com Luke Skywalker após descobrir ser filho de Darth Vader e perder a mão; veja


Janna é parente de Lando?

Lando Calrissian tem um diálogo misterioso com a nova personagem Janna, uma ex-stormtrooper que se uniu a Resistência. A jovem diz não saber de qual planeta ela vem ou quem são os pais dela, e Lando responde com um “Vamos descobrir!”. Isso implica que os dois são da mesma família ou relacionados de alguma outra maneira? É outra parte do enredo que o filme não tem tempo de explicar.


Por que o sabre de Rey é amarelo? 

Rey aparece em Tatooine na cena final com um sabre de luz amarelo e enterra os sabres de Luke e Leia na areia. A heroína em seguida acende o primeiro sabre de luz feito por ela, feito a partir do bastão dela e de cor amarela (a coloração de um Jedi Sentinela). Mas onde ela arrumou o cristal para esse sabre?

+++LEIA MAIS: Depois de Baby Yoda: quais são as novas série do universo Star Wars do Disney+?

O game Jedi: Fallen Order explicou que Ilum, o planeta que a maioria dos Jediia para extrair os cristais deles, virou a Base Starkiller, que foi destruída em O Despertar da Força (2015). Significa que Rey foi para outro lugar, o que também não foi explicado.


O que Rey Skywalker fará a seguir?

A última e maior pergunta do filme é: o que o futuro reserva para Rey? Ela poderia treinar novos Jedi, ou partir em aventuras na Millennium Falcon. A personagem de Daisy Ridley é ainda muito jovem e tem a vida pela frente, mas é incerto se ela voltará a aparecer nos filmes.


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE