Star Wars: os dez momentos mais marcantes dos seis primeiros filmes

m “aquecimento” ao retorno do Star Wars às telonas, a Rolling Stone escolheu os 10 melhores momentos da franquia. Veja:

Rolling Stone EUA Publicado em 04/05/2015, às 15h50 - Atualizado em 17/12/2015, às 13h08

Para quem não foi ainda ver o novo Star Wars ou para quem não conseguiu parar de pensar no assunto desde que assistiu, segue uma lista dos melhores momentos dos seis primeiros filmes da franquia.
Divulgação

10 – O Beijo (Episódio V: O Império Contra-Ataca)

O triângulo amoroso entre Han-Leia-Luke foi deixado de lado. O beijo entre a princesa e o esperto contrabandista foi um momento decisivo, que mudou a dinâmica entre os personagens, adicionando ao enredo uma faísca romântica, e dando mais intensidade aos acontecimentos envolvendo a Princesa Leia e Han Solo.


9 – Millennium Falcon vs. TIE (Episódio IV: Uma Nova Esperança)

Em fuga da Estrela da Morte após resgatar a Princesa Leia da prisão, a Millennium Falcon é perseguida por um esquadrão de naves do Império, forçando Han Solo e Luke Skywalker a pegarem em armas. Uma batalha furiosa e emocionante segue ante ao delírio de Skywalker que assiste às naves explodirem no espaço.


8 – Duelo de Destinos (Episódio I: A Ameaça Fantasma)

Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e Obi-Wan Kenobi lutam contra Darth Maul (Ray Park) na cena mais eletrizante de A Ameaça Fantasma. Além de ver a dupla de Jedis lutando incessantemente contra o vilão, a cena serve para eternizar a arma de Maul: o sabre de luz duplo.


7 – O Primeiro Tiroteio (Episódio IV: Uma Nova Esperança)



Logo na abertura do primeiro Star Wars, os fãs recebem uma valioso cartão de visita: um – dos muitos – tiroteios entre os rebeldes e os Stormtroopers do Império. A luta feroz, com direito aos engenheiros da Estrela da Morte pegando fogo, se tornou uma das marcas da franquia. A cena também apresenta ao público personagens essenciais como C-3P0, R2-D2, Princesa Leia e Darth Vader.


6 – A Cena do Teatro (Episódio III: A Vingança dos Sith)

Darth Sidious (Ian McDiarmid) protagoniza uma das melhores atuações da franquia, na qual manipula lentamente Anakin Skywalker, fazendo com que o jovem se transforme em um dos piores vilões da história do cinema. Enquanto veem uma curiosa peça de líquidos energéticos, Darth Sidious conta a lenda sobre Darth Plagueis em cena sombria.


5 – O Interminável Destroyer Imperial (Episódio IV: Uma Nova Esperança)

Talvez uma das mais conhecidas introduções do cinema, a cena de perseguição galáctica é reconhecida nos quatro cantos do mundo. Em seguida, a câmera se move para baixo das estrelas, quando surge a superfície de um planeta, sobre o qual um corredor de bloqueio rebelde voa em vista. Em seguida, vemos o que está a persegui-lo - um destroyer imperial, que ocupa a tela quase inteira.


4 – A Partida do Rancor (Episódio VI: O Retorno do Jedi)

Foi uma conclusão precipitada, na qual Vader e Luke se encontrariam novamente, desta vez não apenas como Lorde Sith e Jedi, mas como pai e filho. O confronto final justifica um filme repleto de erros. Em cenário escuro, Luke Skywalker e Darth Vader lutam incessantemente até um final que ficou marcado na história do cinema.


3 – “Ele está vivo… e em perfeita hibernação” (Episódio V: O Império Contra-Ataca)

A cena gerou apostas sobre a história inteira: Han Solo foi congelado em carbonite, deixando um dos heróis fora da trama, fazendo o futuro dele imprevisível. A sequência está cheia de medo, angústia e tristeza, exibindo o lado humano dos personagens, talvez pela primeira vez em toda a saga.


2 – A Batalha na Estrela da Morte (Episódio IV: Uma Nova Esperança)

A cena na qual os rebeldes tentam destruir a poderosa nave Estrela da Morte retoma técnicas usadas em filmes que simulam batalhas da Segunda Guerra Mundial. Com efeitos visuais impressionantes, a cena de 10 minutos apresenta ao espectador sequências dinâmicas, nunca vistas antes em filmes de ficção científica.


1 – “Eu sou seu pai” ( Episódio V: O Império Contra-Ataca)

O duelo entre Luke Skywalker e Darth Vader foi facilmente o momento mais esperado dos primeiros episódios de Star Wars. A batalha entre um Jedi em treinamento e o poderoso vilão é inesquecível. As revelações feitas ao final da luta fazem com que o herói tente o suicídio. Aliás, não é de se surpreender, Skywalker descobre as mentiras contadas pelo mentor, Obi- Wan, além de ter lidar com o fato de que Vader é, na verdade, Anakin Skywalker, pai de Luke.