Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Star Wars: George Lucas altera mais uma vez cena de Han Solo e Greedo - quem atirou primeiro, afinal?

A cena clássica de Han Solo sofreu diversas edições ao longo dos anos que alteram o sentido de um dos momentos importantes do personagem na saga

Redação Publicado em 13/11/2019, às 10h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harrison Ford em Star Wars: Uma Nova Esperança (Foto: Reprodução)
Harrison Ford em Star Wars: Uma Nova Esperança (Foto: Reprodução)

George Lucas editou novamente a cena de troca de tiros entre Han Solo e Greedo em Star Wars: Uma Nova Esperança. O novo corte do filme foi disponibilizado na plataforma de streaming Disney+ junto com outros seis episódio da saga e os espectadores rapidamente notaram a diferença em relação às versões anteriores.

Na cena, Han Solo está em uma cantina e é encurralado por Greedo, um capanga de Jabba. O ser extraterrestre oferece à Solo um acordo em que ele abriria mão da Millenium Falcon para pagar as dívidas que tem com Hutt. Em seguida, o contrabandista responde que isso só será possível por cima do cadáver dele e os dois personagens atiram um no outro.

+++ LEIA MAIS: Leia Organa seria a última Jedi de Star Wars, revela irmão de Carrie Fisher

A novidade nesta cena é a inclusão de uma nova 'fala' de Greedo. Antes de atirar em Solo, o alienígena diz 'Maclunkey'. A palavra, desconhecida pelo fandom de Star Wars, não aparece nas legendas, mas pode ser claramente ouvida pelo espectador. Um perfil no Twitter reproduziu o momento em um post. Confira aqui.

Esta é a terceira fez que Lucas muda a cena clássica de Han Solo. Na versão original, lançada nos cinemas em 1977, Solo atira primeiro e mata Greedo. Em 1997, em um edição especial, o diretor faz parecer que o alienígena foi quem atirou antes. Já em 2004, o tempo da cena foi alterado para mostrar os dois personagens atirando ao mesmo tempo. Assista ao vídeo que compara todas as versões aqui.

+++ LEIA MAIS: Star Wars entrará em hiato indeterminado depois de Episódio IX, confirma presidente da Disney

No Twitter, a repercussão da edição para o Disney+ não foi das melhores. Diversos perfis se manifestaram contra a alteração e a tentativa de exibir um Han Solo mais bondoso. Um usuário escreveu que a nova versão ficou pior comparada com as anteriores e que o tempo da cena está confuso.

Um perfil perguntou se não poderiam apenas restaurar a versão original. Já outro usuário escreveu: "Estou realmente impressionado com quanto as pessoas são apegadas à um erro. 'Se nós mudarmos um pouco mais, eles acreditarão que desta vez está melhor". 

Em resposta às repercussões negativas, um representante da Disney afirmou ao The Verge que a edição foi feita por Lucas antes da companhia de entretenimento comprar os direitos da franquia, em 2011.