Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Star Wars: Qual é a idade de Luke Skywalker na trilogia original?

Os eventos dos nove filmes se desenrolam por 60 anos, mas quantos anos tinha o herói no início da aventura?

Redação Publicado em 28/07/2020, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mark Hamill como Luke Skywalker em O Retorno de Jedi (foto: reprodução/ Lucasfilm)
Mark Hamill como Luke Skywalker em O Retorno de Jedi (foto: reprodução/ Lucasfilm)

De acordo com análises de fãs e informes da Lucasfilm, os nove filmes principais da saga  Star Wars tomam 67 anos de história do universo. Sendo assim, é possível determinar a idade que Luke Skywalker tinha nos eventos de Uma Nova Esperança (1977)? 

A resposta é: claro que sim. Não só a idade de Luke como a da gêmea Leia pode ser determinada com exatidão. O segredo está em determinar quantos anos se passam entre o final de A Vingança dos Sith (2005) e o primeiro filme da franquia.

+++LEIA MAIS: Diretor de Star Wars explica 'saída traumática' da saga

Os fãs passaram a usar acontecimentos-chave dos longa-metragens para ordenar cronologicamente a saga. Por isso, a Batalha de Yavin-4, onde a Estrela da Morte é destruída, virou ponto de referência. Toda a história anterior ao evento é designada como BBY (antes da batalha de Yavin).

Por isso, é possível apontar que A Vingança dos Sith se passa 19 anos antes da batalha, o que indica que Luke e Leia tem exatos 19 anos de idade no começo da aventura. Mas, e quantos anos o Luke velho tinha, antes de morrer e se tornar um com a Força?

+++ LEIA MAIS: Animação mostra a versão ‘original’ de Star Wars: A Ascensão Skywalker de Colin Trevorrow - e parece incrível

O Retorno de Jedi(1983) se passa 3 ABY (depois da batalha de Yavin) e, durante a nova trilogia, quase tudo se passa em 35 ABY. O que permite concluir que Luke viveu até os 53 anos de idade.


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS