Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Star Wars: Qual o maior defeito dos Jedi?

Star Wars: The High Republic, projeto multimídia da Lucasfilm, destacou problema vital da Ordem Jedi

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/08/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mark Hamill como Luke em Star Wars: O Retorno do Jedi (Foto: Reprodução/Lucasfilm)
Mark Hamill como Luke em Star Wars: O Retorno do Jedi (Foto: Reprodução/Lucasfilm)

Star Wars revelou o maior defeito dos Jedi na franquia. Quando Luke Skywalker (Mark Hamill) ouviu falar deles pela primeira vez, imaginou os heróis como campeões da verdade e da justiça. Porém, ao longo dos anos, o personagem foi desiludido pelos ídolos, principalmente quando descobriu a verdade sobre o pai, Anakin Skywalker, ser Darth Vader

Star Wars: The High Republic, projeto multimídia da Lucasfilm, viajou para 200 anos antes dos eventos de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), quando a Ordem Jedi estava no auge. Segundo Screen Rant, a história começou com a combinação dos poderes dos mestres da Força, com intuito de evitar a destruição de todo um sistema solar. Cada capítulo de The High Republic apresenta novas habilidades e aspectos do poder metafísico.

+++LEIA MAIS: Star Wars revelou que Yoda sabia que os clones se voltariam contra os Jedi; entenda

No entanto, a última edição, intitulada Out of the Shadows, de Justina Ireland, confirma como os cidadãos comuns daquela época conseguiam reconhecer a maior falha Jedi, mesmo com o auge deles. Uma cena mostra a discussão sobre os mestres entre dois personagens, os quais reflem como os heróis realmente não se importam o suficiente com as pessoas.

"As pessoas fazem a vida, é verdade. Mas a Força nem sempre considera as pessoas. É muito maior do que os pequenos problemas de colonos ou senadores. Às vezes, se você olha para a floresta, perde os acontecimentos nas árvores," afirmou um deles. O problema, segundo esses personagem, é: os Jedi atendem à vontade do poder metafísico - e isso necessariamente significa como estão um pouco distantes da vida cotidiana.

+++LEIA MAIS: Star Wars: Por que nem todo Jedi das trevas é um Sith de verdade?

Como Screen Rant apontou, esse foi um comentário perspicaz e, infelizmente, esse problema piorou com o passar dos séculos. Durante a Era da Alta República, os Jedi mantinham templos em toda a galáxia, ou seja, incontáveis ​​planetas tinham presença deles. Porém, na época da trilogia prequel, os mestres se retiraram para o templo principal em Coruscant, deixando apenas a capital galáctica para as missões.

Por conta disso, tornaram-se ainda mais distantes dos cidadãos comuns, e o foco tanto na vontade da Força quanto na política galáctica os afastaram da compaixão. Ahsoka Tano (Ashley Drane) aprendeu isso na 7ª temporada de Star Wars: A Guerra dos Clones, quando as experiências dela nos níveis mais baixos de Coruscant a ensinaram o quão irrelevantes os Jedi se tornaram para as injustiças na galáxia.

+++LEIA MAIS: Por que ninguém em The Mandalorian lembra dos Jedi?


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS