Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Steve Reid morre aos 66 anos em Nova York

Causa da morte pode estar relacionada a um câncer que o baterista de jazz sofria

Da redação Publicado em 13/04/2010, às 13h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O baterista de Jazz Steve Reid, morreu nesta terça-feira, 13, aos 66 anos, em Nova York, segundo anunciou o DJ Gilles Peterson, amigo próximo do músico, pelo Twitter.

"Devastado pela notícia de que meu amigo baterista Steve Reid foi embora esta noite, em Nova York - uma verdadeira inspiração que fará muita falta", disse o DJ.

De acordo com o site da Domino Records, última gravadora de Reid, o músico morreu enquanto dormia, em consequência de um câncer. No entanto, ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre a causa da morte.

Trajetória

Reid começou a tocar bateria aos 16 anos e, com a orientação do empresário e produtor musical Quincy Jones, passou a trabalhar com artistas como Miles Davies, James Brown, Fela Kuti e Ornette Coleman. Ele também era baterista da legendária gravadora Motown, que já lançou o trabalho de gente como Stevie Wonder e Jackson Five.

Recentemente, Reid formou uma parceria com o músico Kieran Hebden, também conhecido como Four Tet, com quem lançou quatro discos entre 2006 e 2008. NYC foi o último álbum divulgado pela dupla.

Em comunicado sobre a morte de Reid, Four Tet descreveu o parceiro como "um dos meus grandes amigos e o músico mais maravilhoso com quem já trabalhei". "As músicas e as aventuras que nós compartilhamos foram uma das mais felizes e significantes experiências que eu já tive", completou. "Uma verdadeira inspiração. Ele viveu uma ótima vida e nos deu um legado musical incrível. Sentirei sua falta pra sempre".

Relembre o trabalho de Reid com o vídeo da música "Brain", do álbum Tongues (2007), uma das parcerias com Four Tet: