Steven Spielberg será presidente do júri do Festival de Cannes

Cineasta participa do evento que acontece entre os dias 15 e 26 de maio

Redação Publicado em 28/02/2013, às 12h58 - Atualizado às 13h40

Favoritos 

Antes de as indicações serem divulgadas em 10 de janeiro, Steven Spielberg tinha o Oscar praticamente em mãos por Lincoln. Só que Ben Affleck aconteceu.
AP

Steven Spielberg já fez muitas coisas em sua carreira, mas esta função ele nunca exerceu. O cineasta foi escolhido para presidir o júri do Festival de Cannes deste ano, que acontece entre os dias 15 e 26 de maio na cidade francesa.

Arquivo RS: Uma Conversa com Steven Spielberg.

Segundo revelou Gilles Jacob, presidente do festival, em comunicado oficial, chamar Spielberg é um desejo desde E.T. - O Extraterrestre, de 1981. “Desde então, pedi frequentemente a Steven que presidisse o júri, mas ele respondia sempre que estava fazendo um filme”, disse.

“É para mim uma grande honra e um imenso privilégio presidir o júri de um Festival que não para de provar, incansavelmente, que o cinema é a linguagem do mundo”, respondeu o cineasta. “Há mais de seis décadas, Cannes é uma plataforma incomparável que se destina a descobrir filmes extraordinários vindos de todo o mundo.”

Spielberg sucede o italiano Nanni Moretti e não é o primeiro diretor de Hollywood a ocupar a função. Martin Scorsese (1998), Clint Eastwood (1994) e Quentin Tarantino (2004) também já presidiram o júri do Festival de Cannes.