Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Steven Tyler planeja lançar o primeiro disco solo em 2014

O Aerosmith também tem novidade para os fãs: o DVD ao vivo que registra as apresentações da banda no Japão após o terremoto de 2011

Redação Publicado em 02/07/2013, às 16h40 - Atualizado às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Steven Tyler - AP
Steven Tyler - AP

Aos 65 anos de idade e mais de quatro décadas a frente do Aerosmith, Steven Tyler planeja o primeiro disco solo. Em entrevista à Rolling Stone EUA, o vocalista e compositor explicou que já começou a pensar na nova empreitada que deve chegar às lojas entre outubro e novembro de 2014, segundo os cálculos dele.

Depois de anos de dependência, clínicas de reabilitação e problemas de saúde, o líder do Aerosmith encontrou o renascimento no lugar menos provável: a bancada de jurados do American Idol.

O trabalho terá a colaboração de Marti Frederiksen, músico que, entre outras parcerias com Tyler e o Aerosmith, é coautor do clássico “Jaded”. Enquanto o companheiro de banda dele, o guitarrista Joe Perry, já possui seis discos solo, Tyler ainda é um iniciante.

“Quando eu começar a compor, talvez seja difícil saber se a música irá ou não para o disco do Aerosmith”, disse ele. “Como será um disco solo de Steven Tyler? Um monte de canções como ‘Dream On’? Isso já está no disco do Aerosmith. Será com pessoas diferentes tocando. Eu não sei. Só quero me divertir.”

O vocalista está ansioso para experimentar uma liberdade que ele não encontra na banda. “Eu tenho pedaços de mim que são um pouco maiores que o Aerosmith”, diz ele. “Isso me dá liberdade para escrever músicas com tampas de lixeiras, com a [orquestra] Boston Pops, com um oboé ou um cravo... Trabalhar sozinho é estranho, mesmo assim. É como estar casado e a sua esposa dizer para sair para se divertir com a sua namorada.”

O novo projeto, contudo, não significa que o Aerosmith estaria chegando ao fim. Tyler garante que ainda está comprometido com o grupo. “A banda ainda está de pé e eu a amo”, garante. “É interessante que o Joe [Perry] tem seis discos solo e ninguém pergunta para ele se isso significa que ele está saindo do Aerosmith. A banda continua junta e este é só um projeto solo.”

Novo DVD

Enquanto isso, o Aerosmith não para. A banda lançou no fim de junho um registro das apresentações realizadas no Japão, em 2011, logo após o terremoto que arrasou regiões do país. Rock for the Rising Sun foi dirigido por Casey Patrick Tebo, que há tempos trabalha com a banda.

Tebo filmou as apresentações e os momentos de interação dos integrantes nos bastidores. “Ele começou a juntar as coisas e nós percebemos que daria um ótimo documentário”, disse Joe Perry, também à Rolling Stone EUA. “Originalmente, isso seria apenas para os fãs japoneses, mas acabou se tornando uma coisa muito maior”.

O DVD traz hits clássicos da banda como “Love in an Elevator”, “Sweet Emotion” e “Walk This Way”, além de canções mais obscuras da vasta discografia do Aerosmith, como “Boogie Man” e “No More No More”.

Tyler, Perry e companhia virão ao Brasil no segundo semestre. A banda foi anunciada como headliner do festival Monsters of Rock, que volta a São Paulo em 2013. O grupo fechará o festival no dia 20 de outubro, domingo. Whitesnake, Slipknot, Korn e Limp Bizkit são outas atrações que estarão presentes no festival de dois dias.