Stevie Wonder recebe prêmio de Obama

Ícone do soul foi homenageado por sua carreira musical com o Gershwin Prize

Da redação Publicado em 26/02/2009, às 15h44

O cantor, compositor e pianista Stevie Wonder foi homenageado nesta quarta-feira, 25, com o Gershwin Prize for Popular Song. O músico recebeu o prêmio das mãos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca.

Durante a cerimônia de premiação, Obama brincou, dizendo que se não fosse pela música de Wonder, talvez hoje não estivesse casado com Michelle. "Acho que é justo dizer que se eu não fosse um fã de Stevie Wonder, Michelle talvez não teria saído comigo, talvez não estivéssemos casados", afirmou, acrescentando que "Stevie foi parte da essência do nosso namoro".

Wonder, o segundo músico a receber o prêmio, não deixou por menos. "O que emociona é que vivemos um momento em que podemos ver que este país cumpre sua grandeza e que se olha através do amor, do compromisso e do cuidado de um presidente, nosso presidente Barack Obama", disse.

Paul Simon foi o primeiro a receber a honraria, em 2007. O prêmio foi nomeado em homenagem aos compositores George e Ira Gershwin, que tem composições armazenadas na livraria do congresso norte-americano. Apesar de se referir à palavra "música" em seu título ("Gershwin Prize for Popular Song", em tradução livre, "Prêmio Gershwin de Música Popular"), o Gershwin é concedido a artistas pelo trabalho em toda sua carreira, não necessariamente por uma faixa específica.