Stone Roses anuncia turnê mundial para junho de 2012

Banda britânica anunciou volta aos palcos nesta terça, 18, com inclusão de músicas inéditas nos shows

Redação Publicado em 18/10/2011, às 13h09 - Atualizado às 13h16

Ian Brown - Stone Roses
Foto: AP

O grupo britânico Stone Roses anunciou nesta terça, 18, durante coletiva de imprensa, a reunião da banda para uma turnê mundial prevista para ter início em Manchester, no Heaton Park, nos dias 29 e 30 de junho. Após isso, a banda de Ian Brown, John Squire, Mani e Reni dará início à uma turnê mundial, que incluirá músicas inéditas no setlists das apresentações. As informações são do semanário britânico NME.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Durante a coletiva, Ian Brown falou sobre as expectativas para a turnê e até a possibilidade de um novo disco do Stone Roses. "Nós torcemos para isso [gravar um álbum de inéditas]", declarou o vocalista. "Mas nós já dizemos isso antes, não?"

"Em tempos como estes, você pode animar as pessoas", justificou Brown, sobre os motivos que levaram a banda a voltar, após mais de 15 anos de hiato. E a turnê, que ainda não teve nenhuma data divulgada além dos shows em Manchester, promete ser longa. "Nós vamos rodar até as rodas caírem", disse o músico.

Ícone da cena madchester, que trouxe à tona no fim dos anos 80 nomes como Happy Mondays e Charlatans, o Stone Roses foi formado em 1983 pelo vocalista Ian Brown e o guitarrista John Squire, completando a formação posteriormente com o baixista Mani e o baterista Reni. Dois discos foram lançados durante o período de existência da banda, Stone Roses (1989) e Second Coming (1994), que continham canções como "Made of Stone", "I Wanna Be Adored" e "Love Spreads", que influenciaram o movimento britpop do início dos anos 90, com Oasis, Blur e The Verve, entre outros.