Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Stranger Things: 9 perguntas que a nova temporada precisa responder [LISTA]

A terceira temporada terminou de modo atípico: cheia de dúvidas. E tem muita, muita coisa que queremos saber

Yolanda Reis Publicado em 01/10/2019, às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por que a Eleven não tem mais poderes? (Foto: Reprodução / Netflix)
Por que a Eleven não tem mais poderes? (Foto: Reprodução / Netflix)

***ATENÇÃO COM SPOILERS***

Quando Stranger Thingsencerrou a terceira temporada, causou três principais reações em quem assistia: raiva, indignação e confusão. Pela primeira vez, a série da Netflix chegou ao fim de uma temporada sem a conclusão de “fechamento,” e sim com várias portas de enredo abertas para a temporada seguinte. Muitos mistérios, pontas soltas e perguntas ficaram por lá. 

Embora as temporadas sejam interligadas por um ponto em comum - o Mundo Invertido e seus mistérios - foi a primeira vez em que Stranger Thingsdeixou claro: tem muita coisa para ser respondida em seguida. 

+++ LEIA MAIS: Nova temporada de Stranger Things abandona Hawkins e mergulha no Mundo Invertido; assista ao teaser

Pensando nisso, separamos algumas perguntas que queremos muito as respostas - e que elas venham logo em Stranger Things 4, temporada anunciada nesta segunda, 30. Mas cuidado que tem muito spoiler! Veja: 

1- O Hopper morreu? 

Jim Hopper (David Harbour), em um momento extremamente emotivo, sacrifica a vida para dar à Joyce Byers (Winona Ryder) a chance de fechar o portal sinistro aberto pelos russos na base secreta deles (localizada abaixo do Shopping Starcourt, recém-inaugurado na cidade de Hawkins). Quando a dupla consegue cumprir o objetivo, a máquina explode com tudo - e mata alguns funcionários que estavam desprotegidos. Temos certeza disso porque vemos claramente seus corpos se desintegrando. Hopper também está desprotegido, mas só vemos ele sorrindo para Joyce - a desintegração do corpo dele não acontece.

+++ LEIA MAIS: Stranger Things 3: Hopper foi para o mundo invertido? David Harbour dá dica

Por quê? Hopper, na verdade, não morreu? É a teoria mais óbvia, já que Stranger Thingsnunca ligou muito para mostrar cadáveres (vide Will [Noah Schnapp] e Barb [Shannon Purser] na primeira temporada, ou Bob [Sean Astin] sendo devorado vivo na segunda). Mas sem corpo, o policial fica numa espécie de suspensão de vida-e-morte usada antes por George Lucas em Star Wars, quando Han Solo é congelado (ele não sabia o que aconteceria com o personagem). Como um gato de Schrodinger, Hopper está morto e está vivo - tudo depende do que os criadores querem para a quarta temporada. 


2- Quem é “o americano” preso pelos Russos?

Outra novidade de Stranger Things 3, além do suspense final, foi a presença de uma cena pós-créditos. Ela tem só dois minutos, e mostra uma base de operações militares em Kamchatka, peninsula russa. Dois soldados uniformizados entram em um corredor com várias celas; um deles tenta abrir a porta de uma, e o outro alerta: “não, não, não. O americano não!” Então, os militares escolhem outro prisioneiro, e o arrastam por vários andares enquanto ele implora por misericórdia.

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: o que os astros da série estão fazendo depois da 3º temporada?

“O americano” nunca é mostrado. E daí, a pergunta: quem é esse cara? (Que na verdade não é nem necessariamente um “cara,” já que em inglês, idioma original da série, não há flexão de gênero em adjetivos - eles são iguais no masculino e no feminino).

O pensamento, na hora, voa para o óbvio: Hopper; afinal, ele acabou de desaparecer em meio a um experimento russo. Mas parece óbvio demais ele ser prisioneiro. Uma teoria diz que, na verdade, quem está na cela é o Dr. Brenner (Matthew Modine). Ele é o médico responsável por comandar os experimentos em Eleven (Millie Bobby Brown) (ela o chama de "Papa"). Na primeira temporada, enquanto Eleven enfrentava o Demogorgon pelos corredores da escola de seus amigos, o médico acaba topando com o monstro - e deduzimos que ele morreu. Mas não temos certeza disso, pois não vemos ele morrendo.

+++ LEIA MAIS: Ator de Stranger Things, Joe Keery corta o cabelo e a internet surta

E tendo em vista que ele conhece bastante sobre o Mundo Invertido, sera de grandíssimo valor para os Russos - que fariam de tudo para mantê-lo prisioneiro. E, como ele foi um dos responsáveis por abrir o portal para o Mundo Invertido nos EUA, talvez tenha sido usado para fazer a mesma coisa para os "inimigos."


3- Como os russos conseguiram um Demogorgon? 

Continuando a cena pós-crédito da terceira temporada: depois de arrastarem um prisioneiro por vários lances de escada, os dois soldados russos jogam-no numa cela e soltam, lá dentro, um Demogorgon, monstro do Mundo Invertido que atormentou as crianças durante as duas primeiras temporadas de Stranger Things. Mas como diabos a Rússia conseguiu um monstro incrivelmente agressivo e incontrolável que vive em um mundo à parte do nosso (e ninguém sabe nada sobre), e, ainda por cima, mostra controle sobre ele?

+++ LEIA MAIS: Lavar louça e servir mesas: o que faziam os astros de Stranger Things antes da fama?

Para começar, precisamos entender que enquanto os Estados Unidos e o Laboratório Hawkins abriram um portal para o Mundo Invertido acidentalmente (na primeira temporada, ele era uma rachadura na parede que ninguém entendia, e eles precisavam atear fogo nele todos os dias para evitar que crescesse), enquanto a Rússia sabia muito bem o que estava fazendo - na terceira temporada, eles têm uma máquina gigantesca que solta vários raios e tudo o mais, e ela é responsável por abrir o portal.

Se eles conseguem controlar a entrada e abertura do Mundo Invertido, o que garante que não têm controle sobre absolutamente tudo o que acontece lá dentro? Incluindo, é claro, os Demogorgons, monstros que nascem lá, e o Devorador de Mentes, criatura colossal que controla tudo e todos no Mundo Invertido? Se eles subjulgarem o mundo inteiro, não seria difícil conseguir um único Demogorgon para sessões de tortura particulares.


4- Como o portal foi reaberto?

No final de Stranger Things 2, Eleven volta poderosa - literalmente. Ela passa boa parte da temporada encontrando quem é, e então retorna para Hawkins e para seus amigos para fechar o portal que leva ao Mundo Invertido e salvar a pele de todos do Devorador de Mentes. Isso mina toda a sua energia, e a garota quase morre no processo.

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Teoria bizarra encontra coincidência entre as mortes da série da Netflix

Descobrimos, depois, que o esforço dela não foi final. Ela conseguiu fazer o Devorador sair do mundo “normal,” matando assim todos os monstros espalhados por aí. Mas apesar de todos os esforços, o Mundo Invertido ainda era acessível, como vimos logo no início da terceira temporada. 

Daí, fica a pergunta: e se esse portal, na verdade, não puder ser fechado? E se ele até pode parar de existir, mas Eleven não consegue fechá-lo sozinho? E se ela até fechou a “versão EUA,” mas os Russos já tinham aberto o portal deles? E, claro, como eles tiveram conhecimento o suficiente para fazer disso uma experiência controlada?


5- O que aconteceu com os poderes da Eleven?

No final de Stranger Things 3, Eleven percebe algo devastador: ela não tem mais os seus poderes de telecinese. Depois de usá-los para expulsar um pedaço do Devorador de Mentes de sua perna na luta no Shopping Starcourt, a garota descobre que não consegue mais mover nada com a mente, não importa o quanto tente. Ela, é claro, fica desolada - mas ninguém sabe o motivo exato de Eleven não ter mais os poderes. 

+++ LEIA MAIS: Stephen King diz que Stranger Things copiou ideias de It: A Coisa

Vale notar que, enquanto as crianças lutavam contra Billie-dominado-pelo-Devorador no Starcourt, alguns andares abaixo, Joyce e Hopper se esforçavam para fechar o portal russo para o Mundo Invertido. Então, uma das teorias é que eles conseguiram cortar completamente os vínculos dos dois lugares - e isso fez com que os poderes de Eleven, ligados àquele mundo, desaparecessem de vez, pois a “conexão” foi interrompida. Mas há quem acredite que a garota não conseguiu arrancar todo a “larva” do Devorador de Mentes de seu corpo, e ele se instaurou como um vírus e “cancelou” os poderes da garota.


5- Qual é a relação do Hopper com a mãe da Eleven?

Essa é uma pergunta que veio de fora da série. David Harbour, o intérprete de Jim Hopper, começou a agir de modo extremamente enigmático em suas redes sociais depois do fim de Stranger Things 3. Para começar, mudou a foto de seu perfil algumas vezes: um girassol, um arco-íris, 450.

+++ LEIA MAIS: Vídeo mostra todos os easter eggs de Stranger Things que você pode ter deixado passar; assista

O que essas imagens têm em comum? São as palavras que a mãe de Eleven, mergulhada em um transe, não parava de repetir (isso, descobrimos depois, é ela relatando da maneira que podia tudo o que sofreu no Laboratório Hawkins. Girassol pois lembrava disso ao dar à luz. O arco-íris enfeitava o quarto em que sua filha ficava presa; 450 era a voltagem do choque que levava nas sessões experimentais).

E as imagens não foram o único mistério construído por Harbour. Ele também mudou, gradualmente, as imagens de perfil de modo a formar um número de telefone (618-625-8313). Fãs mais atentos perceberam que esse era o número de Murray, o investigador paranóico que ajuda Joyce e Hopper em ST3. Ao ligarem, tinha uma mensagem gravada pelo ator de Murray: “Olá, você ligou para a residência de Murray Bauman. Mãe, se for você, por favor desligue e me ligue entre 5 e 6 da tarde, como já falamos, ok? Se for a Joyce, obrigado por ligar, eu estava tentando te encontrar. Eu tenho uma notícia. É sobre... Bom, é melhor que a gente fale pessoalmente. Não é ruim nem bom, mas já é algo..."

+++ LEIA MAIS: Stranger Things do psicodélico ao folk: conheça todos os projetos musicais dos atores da série

Então, vamos lá: por que Harbour, intérprete de Hopper, criou essa ligação com a mãe de Eleven? Será um modo de dizer que ele também é um prisioneiro do Laboratório Hawkings (ou do exército russo) e passa agora pelo mesmo tipo de experimento que a mãe de Eleven passou? Se não, como ele saberia tudo isso? E ainda, qual é, afinal, a novidade que Murray tem? Parece, pelo menos, que ele tem certeza de que Hopper não morreu no final das contas.


6- O Laboratório Hawkins ainda existe? E o que aconteceu com seus experimentos?

 Laboratório Hawkins era, na fachada, uma indústria de energia. Em suas entranhas, porém, aconteciam explorações de pessoas e testes em humanos. Descobrimos isso pois Eleven, uma das crianças mantidas como “ratinho de laboratório,” foge. Depois, ficamos sabendo de mais duas novidades: 1- a mãe de Eleven já era submetida a experimentos viabilizados por drogas; 2- Eleven não era a única criança no laboratório. 

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: foto de Millie Bobby Brown reforça teorias da quarta temporada

Na segunda temporada, conhecemos Kali, a “experiência 8” (Eleven é, claramente, a 11). E assim como “irmã," Kali também têm superpoderes: ela pode criar ilusões na mente de qualquer um. (El possui telecinesia). Então, é lógico deduzir que, além das duas, há pelo menos outras 9 crianças e adolescentes criados pelo Laboratório Hawkins que, provavelmente, também têm poderes. 

O que não sabemos, porém, é se essas crianças conseguiram fugir, como 8 e 11 fizeram, ou se elas ficaram para sempre presas no Laboratório. Se a segunda alternativa for verdade, há ainda outro problema: o que aconteceu com todas as pessoas presas como experimentos quando, no final de Stranger Things 2, o Laboratório foi destruído? (Ele está, afinal, comprovadamente abandonado - isso foi mostrado na última temporada). 

+++ LEIA MAIS: Fãs criam teoria de que Eleven pode ser a vilã da quarta temporada de Stranger Things; entenda

Então… O que, exatamente, aconteceu com o Laboratório Hawkins? Para onde foram todos os seus funcionários que, antes, exploravam crianças? E as vítimas dos experimentos, qual foi o fim delas? Há outros como Eleven? Mas, principalmente: estão todos sem poderes, ou algum deles foi subjulgado pelo Devorador de Mentes? Queremos respostas!!


8- Pra onde foi a família Byer e a Eleven? Eles vão voltar?

Eleven foi arrancada dos braços de sua mãe para virar um experimento de laboratório. Depois que fugiu, morou alguns meses escondida no porão de Mike (Finn Wolfhard) - mas depois, desapareceu ao matar o Demogorgon. Reapareceu em Hawkins, e só Jim Hopper sabia disso - ele acabou adotando a menina, mas no final de Stranger Things 3, o policial desapareceu, e ela acaba sem ter uma família - de novo. Mas Joyce Byers, mãe de Will e Jonathan (Charlie Heaton), fica compadecida (afinal, começava aos poucos um romance dela com Hopper) e adotou a menina. 

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Millie Bobby Brown revela bastidores de cena que a fez vomitar

Mas Joyce decide que Hawkins já deu dores de cabeça o suficiente para ela - e resolve abandonar a cidade. Ela e seus filhos (incluindo a recém-”adotada” Eleven) saem da casa no qual todos os eventos começaram, entram no carro, e vão embora. Ninguém sabe para onde foram - e nem se pretendem voltar. Mas uma série não se despede assim de quatro de seus personagens principais, e isso gera a pergunta: o que vai acontecer com eles? Vão voltar para Hawkins? E, ainda: longe do portal, Eleven se afastará do Mundo Invertido ou ele a perseguirá?


9- Será que o Mike e a Eleven vão terminar juntos?

Stranger Things 3 começa com uma cena digna de derreter corações (e gerar risada): Eleven e Mike, agora adolescente, dando uns beijos no quarto da menina. Descobrimos que os dois viraram namorados - mas eventualmente Eleven se irrita com as mentiras e dá um pé na bunda do garoto. Eles continuam a temporada separados - mas, quando Eleven está partindo de Hawkins, acabam se beijando. Então, daqui vem a única pergunta singela e não-bizarra a ser respondida em Stranger Things 4: Mike e Eleven vão ficar juntos de novo?