Sufjan Stevens lançará box com CD, DVD e até estereoscópio

Material vem de show-tributo à via expressa Brooklyn-Queen; realizada há dois anos, performance juntou orquestra, garotas de bambolê e filmes 8MM

Da redação Publicado em 22/07/2009, às 11h08

Em novembro de 2007, Sufjan Stevens, músico residente no Brooklyn, lançou a performance multimídia "The BQE", inspirada na via expressa Brooklyn-Queens, em Nova York. Sem álbum de inéditas desde 2005, quando lançou o hypado Illinois, o artista vai liberar, em 20 de outubro, um pacote do evento de dois anos atrás, informou o site Pitchfork.

A edição contém CD com as músicas do show, DVD com cenas da via expressa e catálogo de 40 páginas, com fotos e comentários. Os fãs ganharão, ainda, um estereoscópio para assistir às cenas em 3D (não está claro se serão imagens do show ou apenas da auto-estrada).

Uma box com versão limitada terá, ainda, vinil 180 gramas e 40 páginas de história em quadrinhos, feita em P&B, com base no DVD. O filme foi batizado Hooper Heroes (algo como "heróis do bambolê") e estreia no dia 24 de outubro, em Nova York, segundo o site do semanário britânico NME.

Construída entre as décadas de 30 e 60, a via expressa tem quase 20 km de extensão. A "sinfonia" (as palavras são de Sufjan) para a Brooklyn-Queen Expressway contou com garotas de bambolê, projeção de filmes em 8MM e uma orquestra.

Ainda não há previsão para o lançamento do próximo número do "projeto de 50 estados" - com Michigan, de 2003, Sufjan inaugurou o plano de gravar um álbum para cada estado dos Estados Unidos (além da estreia, realizou o Illinois e só). Há, isso sim, a promessa de liberar em breve Run Rabbit Run, reedição com arranjo de cordas do disco Enjoy Your Rabbit, de 2001.

Confira o trailer do projeto:

THE BQE- A Film By Sufjan Stevens from Asthmatic Kitty on Vimeo.