Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Superman vs Homelander, de The Boys - Quem ganharia em uma luta? [ANÁLISE]

O embate entre o Homem de Aço e o líder dos Sete seria intenso, e fatores como até a diferença entre as índoles dos personagens podem decidir a batalha

Vinicius Santos Publicado em 14/12/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Superman e Homelander (montagem: reprodução/ Amazon/ Warner)
Superman e Homelander (montagem: reprodução/ Amazon/ Warner)

O Superman é um dos maiores heróis de todos, não apenas em relação ao poder, mas 'a virtude também: ele é um símbolo da justiça, é capaz de inspirar o bem e busca sempre fazer a coisa certa. 

Já o completo oposto dele é Homelander. O líder do time de super-heróis de The Boys é um sociopata megalomaníaco que apenas posa como salvador para enganar e obter a fama e o apoio das pessoas. 

+++LEIA MAIS: Com banho de sangue, segunda temporada de The Boys ganha teaser; assista

Esses dois personagens teriam motivos claros para se enfrentar caso dividissem o mesmo mundo. E, imaginar um combate entre a dupla é algo muito divertido, já que o enorme poder deles tornaria os mínimos detalhes de poderes, personalidade e índole, decisivos em uma batalha. 

Vamos mergulhar e detalhar esse embate épico, e propor um vencedor. Para facilitar a análise, serão usados como base o Superman de Henry Cavill e os poderes que ele demonstrou nos filmes, e o Homelander da série da Amazon Prime Video, interpretado por Antony Starr.


Poderes

Como o Homelander é abertamente uma paródia do Superman, os poderes de ambos são os mesmos. Vôo, super-força, invulnerabilidade a quase qualquer ameaça física, visão raio-X, visão de calor e outros. A lista é grande. Porém, há uma diferença que pode ser crucial: o Superman tem uma fraqueza, a Kryptonita, enquanto o Homelander aparenta não ter nenhum ponto fraco.

Caso o Homelander obtenha conhecimento e posse sobre o minério letal para o Homem de Aço, o último corre grande perigo. Entretanto, o Supermanjá foi ferido mortalmente e voltou após ser curado com radiação solar. Logo, mesmo um golpe mortal de Homelander com a Kryptonita não bastaria para finalizar Clark Kent.

+++LEIA MAIS: The Boys e Pabllo Vittar agitam painel da Amazon na CCXP19

Resta saber quanto dano o Superman seria capaz de causar no oponente. O clichê dos filmes de heróis estabelece que super-seres são bem capazes de ferir uns aos outros (Superman consegue quebrar o pescoço do general Zod em Homem de Aço, 2013).

Há também um recurso quase tão clichê quanto o simples “bater super-forte”, que é levar a luta para o espaço sideral. Não é possível definir se Homelander é capaz de sobreviver no vácuo, mas mesmo que ele consiga, o Superman tem a vantagem de ser experiente em lutas nesse tipo de ambiente, e talvez acertasse um golpe fatal no adversário - que não consegue se curar depois.


Personalidade e Técnica

Superman leva vantagem em quase todos os aspectos dessa parte da luta. O Homelander é soberbo e arrogante, e nunca precisou se esforçar em uma briga. No início da batalha, ele certamente não iria levar a situação a sério e nem tentaria se defender até perceber que o Filho de Krypton é tão poderoso quanto ele.

+++LEIA MAIS: Os 7 maiores crimes cometidos pelos 'heróis' de The Boys: abuso sexual, terrorismo e assassinato [LISTA]

Clark Kent está acostumado a lutar contra outros super-seres, têm técnicas de combate e o foco e seriedade reagir. Porém, ele é também muito humilde e heróico, e não pensaria em tirar a vida do Homelander, e sim em esgotá-lo e prendê-lo. Por outro lado, o líder dos Sete é maligno, sem escrúpulos e ele jogaria sujo sem pensar para vencer. E, é justamente essa característica que acrescenta um detalhe muito importante que vem a seguir.


Índole e valores

O Superman é o guardião da justiça, e mais do que disso, ele também vive a vida do jornalista Clark Kent, com a esposa (LoisLane), família e amigos que ama. O Homelander vive apenas como o tirano disfarçado de herói, e não tem entes queridos porque aparenta ser incapaz de amar alguém além de si mesmo. Essa diferença pode ser a ruína do Homem de Aço.

Se o líder dos Sete soubesse a identidade secreta do inimigo dele, ele atacaria as pessoas que Superman ama, para usá-las como reféns ou matá-las simplesmente para quebrar o espírito do adversário. 

+++LEIA MAIS: Superman do cinema luta contra Superman da TV no crossover Crise nas Infinitas Terras [VÍDEO]

Embora o Superman não fosse ferido fisicamente por esses atos, ele ficaria muito atormentado, a ponto de se render ao Homelander, ou pior, perder o controle e enlouquecer, talvez se tornando o tirano maligno que atormenta os sonhos do Batman em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016).

O sempre íntegro e justo Kal’El nunca jogaria sujo, e certamente seria prejudicado por isso.


Um cenário imaginado de combate

É hora de imaginar como a luta aconteceria! Em um encontro inicial, é quase certo que o Superman iria subjugar e prender Homelander. Mais acostumado a uma briga de verdade e focado, Kal’El tomaria a dianteira do combate e daria um golpe fulminante.

O oponente, como vários vilões da DC, iria então planejar a vingança antes de fugir da prisão, e uma vez livre, por ser um megalomaníaco, é justo pensar que ele tentaria manipular a opinião pública para incriminar o Homem de Aço e manchar a reputação dele, como Lex Luthor tentou fazer nos filmes, além das incontáveis vezes nos quadrinhos.

Eventualmente ficariam óbvias as mentiras do Homelander, e ele então iria apelar para atacar os entes queridos do Superman ou usá-los de refém para atraí-lo, e quando ClarkKent se apresentasse para a luta, muito provavelmente o inimigo estaria esperando com uma pedra de Kryptonita.

Com Superman sofrendo por Homelander ter matado as pessoas que ele ama e enfraquecido pela Kryptonita, as chances são grandes do herói acabar morto. Porém, quando ele retornasse após um estado de hibernação, ele estaria completamente mudado, com desejo de vingança, como acontece no game Injustice - Gods Among Us (2013)

No último round, com ódio do Homelander, é bem fácil conceber que o Superman iria contornar a dificuldade da Kryptonita e mataria o oponente, porém Kal’El seria atormentado para sempre pelo trauma de ser forçado a matar (já que o Homelander nunca iria parar devido ao comportamento obsessivo dele), e quem sabe ele até se tornasse maligno.


+++ FRANCISCO EL HOMBRE SOBRE RASGACABEZA: 'É UM DISCO INDIGESTO, TOCA EM PONTOS DOLORIDOS E ÍNTIMOS'