Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

SWU 2012 deve acontecer em setembro ou outubro

Em entrevista coletiva de imprensa, Eduardo Fischer e Caco Lopes minimizaram os problemas do festival e confirmaram edição no ano que vem

Bruna Veloso Publicado em 14/11/2011, às 22h34 - Atualizado em 15/11/2011, às 01h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
SWU 2012 acontecerá em setembro ou outubro - Foto: Divulgação/Marcelo Pereira
SWU 2012 acontecerá em setembro ou outubro - Foto: Divulgação/Marcelo Pereira

Em entrevista coletiva de imprensa realizada na noite desta segunda, 14, Caco Lopes, coordenador do SWU, afirmou que a grande marca da edição 2011 foi a “superação de todos os obstáculos” em relação ao ano passado. Caco e Eduardo Fischer, idealizador do festival, ressaltaram a facilidade do acesso ao Parque Brasil 500, em Paulínia, em comparação à Fazenda Maeda, onde aconteceu a edição 2010. “Vocês se lembram da Maeda. Gostaria de saber quem demorou duas ou três horas para chegar aqui”, disse Fischer.

Até o final no evento, cerca de 180 mil pessoas terão passado pelo SWU (64 mil no primeiro dia, 45 mil no segundo e 70 mil nesta segunda). De fato, o acesso e a saída estão infinitamente melhores – mas a chuva que caiu constantemente durante o sábado, 12, e o domingo, 13, causou outro problema: o atolamento de carros em um dos estacionamentos. Caco Lopes admitiu que será necessário melhorar as condições do estacionamento para o ano que vem, mas afirmou que há “guinchos, dois tratores, e uma máquina de remoção” para ajudar na saída dos carros.

Mesmo com os problemas no estacionamento e no camping (leia mais aqui), Fischer se diz “muito feliz pelo festival estar chegando quase à perfeição”.

Números

De acordo com Fischer, de sábado, 12, a domingo, 13 (primeiro e segundo dias de festival) houve uma redução de 50% no número de ocorrências policiais. Nesta segunda, 14, até as 18h, apenas 12 boletins de ocorrência foram registrados. No primeiro dia, foram realizados 600 atendimentos nos postos médicos; no segundo, 192; e até as 18h desta segunda, 120 pessoas haviam sido atendidas.

Lixo

Por todos o lados, é possível encontrar uma enorme quantidade de copos plásticos pelo chão. E, embora o número de latões deixe a desejar, os organizadores afirmam que a quantidade foi aumentada no segundo e no terceiro dias de festival. De acordo com Fischer, a culpa do lixo no chão não é só da localização dos latões, mas também do público, que “independente da distância, ainda não se desloca para fazer o depósito no local devido”.

SWU 2012

A organização do SWU firmou um contrato de cinco anos com a prefeitura de Paulínia, para realização do festival na cidade. De acordo com Fischer, em 2012 a ideia é mudar de mês, para fugir da época de chuvas. Ainda não há datas confirmadas, mas ele prevê que o evento pode acontecer em setembro ou outubro.

Programação/ sinalização

Em todas as áreas do festival, é possível encontrar pessoas com dúvidas a respeito da programação e dos horários dos shows. Questionado pela reportagem da Rolling Stone Brasil, Caco Lopes afirmou que a questão pode ser repensada para o ano que vem, mas que hoje é possível encontrar sinalização e informações “a cada 30 ou 40 metros”. No entanto, em uma caminhada entre o palco New Stage e o palco Energia, isso não foi observado pela reportagem.