Técnica de Ringo Starr para tocar bateria é resultado de uma tentativa de exorcismo? Há quem diga que sim

Teoria explica a forma peculiar que o baterista dos Beatles tocava na banda, e aparentemente tem a ver com a avó do músico

Redação Publicado em 22/02/2020, às 10h36

None
Ringo Starr (Foto: Evan Agostini / Invision / AP)

É seguro dizer que Ringo Starr não é um dos bateristas que mais recebeu elogios ao longo da carreira, mas também não pode ser considerado o mais odiado. Independente da opinião de cada um, existe uma certa história que corre pelo mundo da música que liga a forma como ele tocava a um certo ritual de exorcismo.

Como foi relembrado pelo site Checker Saga, e revelado anteriormente pelo podcast No Such Factor as a Fish, Annie Bower, avó do músico nascida em 1889, era conhecida como "A rainha Voodoo de Liverpool".

+++LEIA MAIS: Bateria isolada de Ringo Starr em ‘Strawberry Fields’ prova que baterista dos Beatles é melhor do que muita gente pensa

Ela até foi mencionada no primeiro volume da biografia definitiva dos Beatles, publicada por Mark Lewisohn em 2015. Na livro, o autor conta que Annie acreditava ter poderes místicos, e com isso, criava curas par doenças e fazia rituais para livrar pessoas da presença de satã.

E de acordo com o podcast mencionado anteriormente, ela achou que o neto Richard Starkey, mais conhecido como Ringo Starr, precisava passar por um desses exorcismos quando reparou que ele era canhoto, algo que não considerava normal.

+++LEIA MAIS: Por que os Beatles demitiram o primeiro baterista e escalaram Ringo Starr?

Isso resultou em um baterista canhoto tocando em uma bateria montada para destros, peculiaridade que torna, apesar de quase imperceptível, a forma peculiar que Starr criou para tocar.

Ele mesmo chegou a falar sobre essa história em uma entrevista de 2010 ao apresentdor Conan O'Brien: "Minha avó achava que não era um bom sinal [ser canhoto], então ela me fez ser destro. Eu escrevo com a mão direita, mas o resto eu faço com a esquerda." 

E acrescentou: "Eu tenho um equipamento para destros, mas eu faço a base com a esquerda". 


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA