Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

The Cribs toca em São Paulo neste fim de semana

Banda formada pelos irmãos Jarman vem ao país para duas apresentações, em 17 e 18 de junho; Gary, baixista do trio, comenta a saída de Johnny Marr e fala sobre novo álbum em entrevista à Rolling Stone Brasil

Por Patrícia Colombo Publicado em 16/06/2011, às 11h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os irmãos Gary, Ryan e Ross Jarman se apresentam em São Paulo nos dias 17 e 18 de junho - Divulgação
Os irmãos Gary, Ryan e Ross Jarman se apresentam em São Paulo nos dias 17 e 18 de junho - Divulgação

Três irmãos que entraram em contato com a música desde cedo, formando sua própria banda de rock na pequena cidade de Wakefield, na Inglaterra. Três irmãos que, em seu grupo, contaram (por um tempo) com ninguém menos que Johnny Marr, guitarrista do lendário Smiths. Esse é o The Cribs, que passa por São Paulo nesta semana, como atração do Garage Project (em festa fechada no dia 17 de junho, e em show aberto ao público dia 18), no Beco 203.

Criada em 2001, a banda é formada pelos gêmeos Gary (baixo) e Ryan (guitarra), junto ao caçula Ross Jarman (bateria). "Por muito tempo dividimos nós três o mesmo tocador de discos", relembra Gary, em entrevista por telefone à Rolling Stone Brasil. A utilização comunitária da vitrolinha ajudou o trio a compartilhar o gosto musical e consequentemente estabelecer uma interação maior. A formação da banda foi natural: Gary e Ryan tocavam violino desde os sete anos; aos 11, Gary ganhou uma guitarra (que acabou trocando pelo baixo, anos mais tarde); Ross assumiu a bateria aos 16 e o Cribs estava pronto. "Wakefield é uma cidade pequena, não tinha muita gente com quem tocar", conta Gary.

O álbum de estreia, homônimo, saiu em 2004, mas foi com The New Fellas (2005) que o Cribs se tornou queridinho da imprensa inglesa, sobretudo a partir do hit "Hey Scenesters!". Em 2008, o experiente Johnny Marr se juntou aos jovens garotos da cena alternativa e com eles permaneceu até abril deste ano. A junção teve como filho o disco Ignore The Ignorant, de 2009.

Gary afirma que a saída do ex-Smiths só aconteceu pelo interesse dele em seguir com seu projeto solo. A princípio, os integrantes, após terem finalizado Ignore The Ignorant, pretendiam uma pausa antes de retornar ao estúdio, porém Marr estava com ânimo para dar sequência na discografia do grupo. Com a negativa dos irmãos, começou a compor visando sua própria carreira, o que o levou a deixar o Cribs meses depois. "O fato de ele sair não significa o nosso término, porque gravamos três discos juntos antes de ele entrar", enfatiza Gary. "Olhamos [a presença de Marr na banda] como uma fase legal e gosto do que fizemos juntos."

Com a saída do astro, o trio segue com seus shows e planeja entrar em estúdio no segundo semestre para trabalhar em um novo álbum, que será, digamos, mais família. "Estamos nos sentindo mais livres por podermos trabalhar só nós novamente. Acho que esse disco será mais positivo que nosso último, que é um pouco mais sombrio", afirma o baixista, complementando que o desfalque acabou contribuindo para a união ainda maior entre os irmãos. A gravação do disco acontecerá em setembro, mas ele ainda não tem título. O lançamento deverá acontecer no começo do ano que vem.

The Cribs

18 de junho, às 23h

Beco 203 - Rua Augusta, 609 - Consolação

R$ 80 (lote 1) ou R$ 100 (lote 2)

Pontos de venda: Chilli Beans - Galeria Ouro Fino - Rua Augusta, 2690 - Jardins

Chilli Beans - Shopping Morumbi - Avenida Roque Petroni Junior, 1089 -

www.beco203.com.br