The Germs cai na estrada com Shane West, de E.R., como frontman

Depois de interpretar o líder da banda, morto em 1980, nos cinemas, ator assume o posto de vocalista na vida real

Da redação Publicado em 14/05/2009, às 00h07

Em um esbarrão entre ficção e realidade, a banda norte-americana The Germs anunciou a primeira grande turnê após quase três décadas - e quem substitui o vocalista original, Darby Crash, é Shane West, ator que interpretou o líder dos "germes do punk de Los Angeles" na cinebio What We Do Is Secret, de 2007.

West é mais conhecido por ter interpretado o Dr. Ray Barnett, entre 2004 e 2007, no seriado E.R., que no Brasil também atende por Plantão Médico. Ele teria se saído tão bem ao representar a ascensão e queda do ícone punk de L.A. que, como disse em entrevista à Rolling Stone EUA, no ano passado, "as pessoas começaram com o rumor (de que ele assumiria como o frontman da banda)". Dito e feito. West - que já foi frontman da Jonny Was e cujo personagem em E.R. também tinha uma banda de rock - começa agora a primeira grande turnê com os Germs, passando por 16 cidades norte-americanas entre 12 de junho e 11 de julho.

Uma cara nova, e ainda tão pop como a de West - que não faria feio em uma boy band -, no lugar de um dos nomes mais simbólicos da cena punk, não poderia gerar uma reação inicial encorajadora. "O público era 80% negativo. Eu estava, basicamente, lutando pela minha vida", brincou - ou não - o ator, que nasceu em 1978 ("no fim do movimento punk original"). Mas a receptividade melhorou - e muito. "Abaixou para 10% negativo. Nunca será 100% positivo, mas agora os fãs já nos viram em shows e sabem que vem coisa boa por aí. Sabem que (a performance) vai ser firme e desleixada - na essência do Germs."

Darby Crash (nascido Jan Paul Beahm) se suicidou aos 22 anos, em dezembro de 1980, por uma overdose planejada de heroína (fizera um pacto de morte com a namorada, que, no entanto, sobreviveu). Pouco antes disso, o grupo já havia se desintegrado. Até rolou uma tentativa frustrada de se reunir com o guitarrista Pat Smear (que mais tarde tocaria com Nirvana e Foo Fighters), na Darby Crash Band - que também contou com o baterista Lucky Lehrer (Circle Jerks, Bad Religion). Com a morte do líder, a carreira da banda, com apenas um disco de estúdio, GI, também foi sepultada.

West já vinha fazendo shows esporádicos com os Germs desde 2006. O grupo mantém os três membros originais, fora, obviamente, Crash: o guitarrista Pat Smear, o baixista Lorna Doom e o baterista Don Bolles.

Confira o trailer de What We Do Is Secret: