Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

The Kooks faz "convenção indie"

Ingleses concentram moderninhos em show animado em São Paulo, nesta sexta, 19

Por Adriana Douglas Publicado em 20/06/2009, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Com produção simples e muita cordialidade por parte do vocalista Luke Pritchard, a banda inglesa The Kooks marcou sua primeira passagem pelo Brasil em show na Via Funchal, em São Paulo, na noite da última sexta-feira, 19. No final da única apresentação em território tupiniquim, o saldo do quarteto foi de 22 músicas, em 80 minutos, envoltas em muita empolgação e simpatia de Pritchard, que gastou o português nos costumeiros "tudo bem?" e "obrigado".

A plateia, repleta de moderninhos ansiosos para ver o grupo, dava os primeiros gritos histéricos quando as luzes do local se apagaram. Foi com "Always Where I Need To Be" que a "convenção indie" começou.

Ídolos de um lado, plateia do outro. Ou melhor, Hugh Harris, Peter Denton e Paul Garred (confira entrevista com o baterista) absortos em seus próprios instrumentos e Pritchard caindo no gosto do público. Entre uma subida nos equipamentos do palco e um esfregãozinho no pedestal, o inquieto frontman do The Kooks interagia com a audiência - "estamos muito felizes de estar aqui", disse no momento de maior articulação na língua nativa.

Como prometido, os álbuns Inside In/ Inside Out e Konk foram tocados quase por completo. O jogo de luzes colorido variava de acordo com os versos: a sonhadora e apaixonada "She Moves In Her Own Way" teve ares "ensolarados", com cores alaranjadas; depois, o cenário recebeu as sombras de três mulheres, por trás do pano branco ao fundo do palco, dançando e fazendo poses sensuais - nada muito escandaloso - ao som de "Do You Wanna".

Na sequência, "Naive" arrancou gritos calorosos do público, que cantou a plenos pulmões. "Shine On" - com o guitarrista Harris no teclado - e "See The World" foram ovacionadas, pouco antes do grupo sair do palco e retornar para o bis.

"Obrigado por terem ficado", diz Pritchard ao voltar e, então, anuncia uma nova composição no repertório: sozinho no palco, o vocalista entoou, ao violão, "Princess Of My Mind", que não faz parte dos dois primeiros discos da banda, mas costuma integrar o setlist dos shows.

Já acompanhado pelos parceiros novamente, o cantor saca a vontade da maioria e quebra o "protocolo". "Vocês querem ouvir 'Seaside', né?", provoca. E pede: "Então, vamos todos cantar juntos". Uma das mais conhecidas do Kooks, a música, lenta, foi um dos raros momentos de sossego do quarteto durante a apresentação.

Para o encerramento, a banda engatou "Stormy Weather" e "Sofa Song", quase emendadas, com solos ardidos de guitarra, gritinhos do vocalista, e solo de baixo de Denton. Pritchard se jogou no chão e partiu para os braços e mãos dos que estavam na grade de frente para o palco, antes de encerrar a apresentação.

Confira o setlist do show:

1 - "Always WhereI Need To Be"

2 - "Matchbox"

3 - "Eddie's Gun"

4 - "Ooh La"

5 - "Sway"

6 - "Time Awaits"

7 - "One Last Time"

8 - "She Moves In Her Own Way"

9 - "Mr. Maker"

10 - "Do You Wanna"

11 - "Naïve"

12 - "Love Is Like A Rainbow"

13 - "Down To The Market"

14 - "Shine On"

15 - "See The World"

16 - "You Don't Love Me"

Bis:

17 - "Princess Of My Mind"

18 - "Watching The Ships Roll In"

19 - "Seaside"

20 - "See The Sun"

21 - "Stormy Weather"

22 - "Sofa Song"