Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

“Finalmente podemos dizer que somos uma banda”, diz John O’Callaghan, do The Maine

Grupo norte-americano celebra dez anos de carreira com turnê mundial e disco de inéditas, Lovely Little Lonely, lançado em abril

Anna Mota Publicado em 18/07/2017, às 20h00 - Atualizado às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Maine após show no Tropical Butantã, em São Paulo, em 2017 - Reprodução/Instagram
The Maine após show no Tropical Butantã, em São Paulo, em 2017 - Reprodução/Instagram

Por volta das 15h do último sábado, 15, centenas de adolescentes lotavam a esquina da avenida Valdemar Ferreira e da rua Desembargador Armando Fairbanks (próximo à Marginal Pinheiros, no Butantã, em São Paulo) com camisetas que traziam o nome da banda que os levou até lá: The Maine. Faltavam ainda quatro horas para o show no Tropical Butantã, mas a antecipação dos fãs se devia a um convite do grupo. As primeiras 500 pessoas que compraram ingressos para a apresentação foram chamadas para um encontro com John O’Callaghan (vocal), Pat Kirch (bateria), Jared Monaco (guitarra), Kennedy Brock (guitarra) e Garrett Nickelsen (baixo), antes da performance em São Paulo.

“O que você comeu hoje?” perguntou o vocalista, simpático, a uma das cinco fãs sorteadas para assistir à passagem de som da banda, que antecedeu o Meet & Greet. Essa proximidade, segundo O’Callaghan, é a forma deles retribuírem toda a atenção recebida. “Acho que é fácil os artistas acharem que valem alguma coisa, por terem a oportunidade de fazer música. Nós achamos o contrário. Sentimos que devemos algo às pessoas.”

Tal sentimento foi construído ao longo de uma carreira que começou há dez anos, na cidade norte-americana de Tempe, no Arizona. “Acho que finalmente podemos dizer que somos uma banda”, afirma. Depois do lançamento de seis discos de estúdio e algumas turnês mundiais — que, com o último show, somaram cinco vindas ao Brasil —, o vocalista explica que só agora eles sentem o peso da responsabilidade de serem artistas. “No palco, estamos preocupados em termos uma dinâmica musical melhor, em tocarmos melhor e entender o que cada um [da banda] está sentindo.”

Arizona to Brazil!!!! Tour starts tonight in São Paulo!!! #lovelylittlelonely ????: @_lupe

Uma publicação compartilhada por The Maine (@themaineband) em

“Nosso objetivo imediato é fortalecer o que construímos até aqui, e, a longo prazo, queremos mais dez anos de The Maine”, enfatiza. “Nós estamos sempre vivendo o presente, mas, ao mesmo tempo, pensando em maneiras de nos desafiarmos para que a nossa música nunca se torne chata ou ultrapassada.”

E desafio foi a palavra-chave durante a produção do álbum mais recente do grupo, Lovely Little Lonely, lançado em abril. Pela primeira vez experimentando interlúdios (com as faixas “Lovely”, “Little” e “Lonely” garantindo a fluidez entre as músicas do LP), o The Maine apresentou uma versão mais madura. “Esse foi um dos discos mais difíceis e mais gratificantes para nós”, diz. “Assim como no primeiro álbum [Can’t Stop, Won’t Stop, de 2008], nos colocamos fora da nossa zona de conforto. Gravamos e escrevemos de maneiras que não estávamos acostumados, e nos preocupamos em entregar algo que pudesse ser facilmente digerido, caso alguém escutasse apenas uma faixa, mas que também formasse um trabalho integralmente coeso.”

Para colocar essa unidade em prática, o The Maine irá embarcar, em outubro, na Modern Nostalgia Tour, um giro pelos Estados Unidos em que os dois últimos trabalhos do grupo, American Candy (2015) e Lovely Little Lonely, serão tocados na íntegra. “Vimos muitas bandas fazendo turnês comemorativas de dez anos e não quisemos isso. Não queremos que pareça que estamos revisitando o passado porque não temos fé no que fazemos agora.”