The xx vence o Barclaycard Mercury Prize 2010

Álbum homônimo da banda inglesa levou o prêmio de melhor do ano em cerimônia realizada na última terça, 7

Da redação Publicado em 13/10/2010, às 09h59

Capa do disco xx, vencedor do Barclaycard Mercury Prize 2010
Reprodução/MySpace oficial

xx, disco do grupo The xx, venceu seus 11 concorrentes e faturou o título de melhor do ano no Barclaycard Mercury Prize (antigamente conhecido como Mercury Prize). Segundo o site NME, o trio londrino recebeu o troféu e o cheque de £ 20 mil, cerca de R$ 53 mil, em uma cerimônia que aconteceu na última terça, 7, no hotel Grosvenor House, na capital do Reino Unido.

Existente desde 1992, o prestigioso Mercury Prize é um prêmio anual que laureia o melhor disco lançado nos 12 meses anteriores por um artista britânico ou irlandês. A eleição é feita por uma comissão julgadora formada por músicos, executivos da indústria fonográfica e jornalistas, que avaliam quesitos como criatividade e originalidade.

Ainda novata - xx é o álbum de estreia da banda - The xx desbancou o veterano Paul Weller, o aclamado rapper Dizzee Rascal entre outros indicados que foram revelados em julho.

Quando subiu ao palco, o vocalista Oliver Sim agradeceu a plateia dizendo que "Tivemos o ano mais incrível! Todos os dias acordamos com algo incrível acontecendo." Ele contou ainda que só o fato de estar na cerimônia já era um "momento estranho" para eles.

Veja abaixo a lista dos indicados:

Barclaycard Mercury Prize 2010

Biffy Clyro - Only Revolutions

Corinne Bailey Rae - The Sea

Dizzee Rascal - Tongue N' Cheek

Kit Downes Trio - Golden

Foals - Total Life Forever

I Am Kloot - Sky At Night

Laura Marling - I Speak Because I Can

Mumford And Sons - Sigh No More

Paul Weller - Wake Up The Nation

Villagers - Becoming A Jackal

Wild Beasts - Two Dancers

The xx - the xx