Pulse

Third Man Records, de Jack White, toca primeiro disco no espaço; assista à façanha

“Nosso objetivo principal é injetar imaginação e inspiração à linguagem diária da música e dos amantes de vinil”, disse o músico em comunicado

Rolling Stone EUA Publicado em 01/08/2016, às 12h07 - Atualizado às 12h18

Cena do vídeo do lançamento da Icarus Craft, vitrola "espacial" da Third Man Records, gravadora de Jack White

Ver Galeria
(2 imagens)

Para celebrar o sétimo aniversário e os 3 milhões de discos prensados, a Third Man Records, revelou que iria tentar fazer história, sendo pioneira em tocar um disco fonográfico no espaço. Missão cumprida: a vitrola Icarus Craft, desenvolvida pela gravadora de Jack White, subiu por um balão e teve sucesso ao reproduzir a gravação.

Segundo a Third Man, a Icarus Craft – que foi lançada ao espaço no último sábado, 30 – atingiu uma altitude de cerca de 28.777 metros depois de 81 minutos de tempo de voo. Durante todo o voo pelo céu, e fora da atsmofera da Terra, o discurso “A Glorious Dawn”, de Carl Sagan, foi reproduzido repetidamente.

LEIA TAMBÉM

[Lista] Dez grandes influências de Jack White

[Arquivo] Lembre como foi o show de Jack White no Lollapalooza 2015

[Resenha] Jack White – Lazaretto (2014)

Além da turbulência e de outros obstáculos científicos que anteriormente fizeram ser impossível tocar um disco no espaço, Kevin Carrico – engenheiro por trás da Icarus Craft –, também lidou com o fato de um vinil ter um ponto de fusão que ameaçaria “distorcer fisicamente” o objeto em sua jornada. Por isso, “A Glorious Dawn” foi prensado em um vinil de ouro.

“Nosso objetivo principal, da concepção ao complemento deste projeto, era injetar imaginação e inspiração à linguagem diária da música e dos amantes de vinil”, disse White em comunicado. “Combinar nossos impulsos criativos com os de descoberta e ciência é nossa paixão e, mesmo na escala do que trabalhamos aqui, foi estimulante decidir fazer algo nunca feito anteriormente e trabalhar até a isso ser completo.”

A gravação reproduzida na missão, apropriadamente, foi uma versão masterizada e prensada no vinil de ouro de 12 polegadas, do discurso de Carl Sagan, “A Glorious Dawn”, na série norte-americana dos anos 1980, Cosmos. Anteriormente, a Third Man já lançou a gravação como single de 7 polegadas, em 2009.

Assista abaixo aos vídeos divulgados pela Third Man Records.