Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Thom Yorke lança disco surpresa no BitTorrent

Tomorrow's Modern Boxes está disponível por US$ 6 na internet

Rolling Stone EUA Publicado em 26/09/2014, às 16h32 - Atualizado às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thom Yorke - AP
Thom Yorke - AP

Menos de uma década depois de o Radiohead oferecer In Rainbows no formato “pague o quanto quiser”, o frontman do grupo, Thom Yorke, está vendendo um novo disco surpresa no BitTorrent. O álbum, Tomorrow's Modern Boxes, está bloqueado sob o valor de US$ 6. Um vídeo da primeira faixa, “A Brain in a Bottle”, está disponível de graça. O link para comprar o álbum em vinil também está disponível. Um guia passo a passo explica como adquirir o material.

Galeria: dez maneiras inusitadas de se lançar um disco.

O cantor afirmou em um comunicado conjunto (com Nigel Godrich, companheiro no projeto Atoms for Peace), que espera que isso possa ajudar a retomar o controle do compartilhamento de arquivos. “É um experimento para ver se o público comum consegue entender os mecanismos do sistema”, acrescenta. “Se funcionar bem, pode ser uma maneira efetiva de ter um pouco do controle sobre o comércio da internet de volta para as pessoas que estão criando o trabalho, permitindo com que essas pessoas que fazem música – vídeo ou qualquer conteúdo digital – possam vendê-lo eles mesmos, da maneira que lhes convém.”

“Se isso funcionar, qualquer um pode fazer exatamente o que fizemos”, prosseguem Yorke e Godrich. “O mecanismo do torrent não requer nenhum servidor subindo arquivos ou custos de hospedagem. É uma frente de vendas que contém o próprio arquivo. A rede não apenas carrega o tráfego, ela também hospeda o arquivo. O arquivo está na rede”.

Thom Yorke chama Spotify de “o último suspiro de uma velha indústria”.

Neste modelo, quem publicar a música cobre as taxas da transação, enquanto o BitTorrent leva 10% depois. O artista pode, então, manter qualquer tipo de conteúdo para os fãs – impressões, downloads, informações de streaming, endereços de e-mail – e eles podem publicar em qualquer formato. Um comunicado de imprensa do BitTorrent compara este com os modelos onde os distribuidores online levam 40% do pagamento e mantém todas as informações associadas.

Veja a tracklist de Tomorrow's Modern Boxes

1 – “A Brain in a Bottle”

2 – “Guess Again!”

3 – “Interference”

4 – “The Mother Lode”

5 – “Truth Ray”

6 – “There Is No Ice (For My Drink)”

7 – “Pink Section”

8 – “Nose Grows Some”