Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Thom Yorke se diz surpreso com sucesso do novo disco do Radiohead

“Eu gosto da banda, mas não espero que alguém também vá gostar”, disse o vocalista do grupo, que lançou este ano o nono álbum, A Moon Shaped Pool

Redação Publicado em 27/06/2016, às 16h51 - Atualizado às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thom Yorke, guitarrista e vocalista do Radiohead, durante show da banda no Camden Roundhouse, em Londres, em 2016 - KGC-138/AP
Thom Yorke, guitarrista e vocalista do Radiohead, durante show da banda no Camden Roundhouse, em Londres, em 2016 - KGC-138/AP

As músicas densas, de arranjos trabalhados e a melancolia latente levaram A Moon Shaped Pool (2016), o novo disco do Radiohead, ao top 10 de álbuns mais vendidos em quase 20 países (contando apenas o lançamento por download e streaming). O sucesso do trabalho, nono de estúdio da discografia do quinteto britânico, surpreende o vocalista da banda, Thom Yorke.

“Nós esperamos a reação oposta”, disse Yorke, em entrevista para a matéria de capa da revista britânica Q (no Reino Unido, o Radiohead chegou ao topo das paradas duas vezes com A Moon Shaped Pool). “Eu aprecio a banda, mas não espero que alguém também aprecie.”

LEIA TAMBÉM

[Resenha] Radiohead – A Moon Shaped Pool

Clipe de "Daydreaming" foi dirigido por Paul Thomas Anderson; assista

Radiohead ensaiou quase todas as músicas da banda para turnê

O vocalista também comentou acreditar que muitos dos fãs haviam “abandonado” a banda nos cinco anos que sucederam o lançamento de The King Of Limbs (2011), álbum anterior do quinteto, que não foi tão recebido por público e crítica quanto o atual.

Na mesma entrevista, Colin Greenwood, baixista do Radiohead, falou sobre o processo de composição e gravação de A Moon Shaped Pool. Segundo ele, o grupo demorou a encontrar a abordagem adequada para o trabalho. “Thom foi incrível”, disse. “O álbum estava indo um pouco errado no começo, mas ele realmente incentivou a mim e a todos nós juntos.”

Recentemente, à BBC, o guitarrista Jonny Greenwood também falou sobre o disco e o método do Radiohead em estúdio. “É tortuoso, de certa forma”, disse. “Não é como se você estivesse sentado, procurando um timbre de batida na bateria por duas semanas – é mais esforço que isso. É mais sobre ficar batendo em uma parece de tijolos repetidamente”.

A Moon Shaped Pool foi lançado no mês passado no site oficial do Radiohead. Apesar de Yorke já ter mostrado o descontentamento dele com os serviços de streaming gratuitos, o álbum chegou ao Spotify no último dia 17 de junho.