Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

TikTok considera criar aplicativo de streaming

Empresa controladora do TikTok registrou a marca TikTok Music nos Estados Unidos

Redação Publicado em 02/08/2022, às 11h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O TikTok quer criar um aplicativo para streaming de música, é o que aponta os documentos obtidos pelo Insider.

Segundo divulgado, a ByteDance, empresa controladora do aplicativo, registrou em maio um pedido de patente para o nome TikTok Music nos Estados Unidos, o mesmo já havia sido feito na Austrália ano passado. O serviço permitiria comprar, reproduzir, compartilhar e baixar músicas, além de transmitir áudios e vídeos ao vivo.

+++LEIA MAIS: Geração Z está ‘cancelando’ Elvis no TikTok; entenda

Não se sabe se a ByteDance deve seguir os passos da Resso, seu outro aplicativo de streaming presente na Indonésia, Brasil e Índia, incialmente para auxiliar usuários na escolha de trilha sonoras para edição de vídeos, porém já com algumas ferramentas descritas para a marca TikTok Music.

 Um aplicativo de streaming do TikTok pode fazer sucesso, já que a rede social tem grande poder de influência no mercado da música, sendo responsável por viralizar novas e músicas antigas.

+++LEIA MAIS: 'ACORDA PEDRINHO' conquista topo da parada da Billboard de músicas mais ouvidas no Brasil


TikTok lidera a indústria da música

Um estudo realizado em julho do ano passado pela MCR Data em parceria com o TikTok (via Billboard) mostrou que 75% dos usuários descobrem novos artistas pela plataforma e 63% descobrem músicas que nunca tinham ouvido antes.

À medida que mais artistas começaram a ver o sucesso com o algoritmo TikTok, não é segredo que as gravadoras e as equipes de artistas começaram a fabricar “momentos virais” na plataforma para aumentar o engajamento em torno de um lançamento ou projeto.

A medida acaba transformando a maneira que produtores e cantores enxergam a música e exigem uma composição que seja "viral" na plataforma, como Halsey expôs em maio deste ano.

"Basicamente, eu tenho uma música que eu amo e eu quero lançar urgentemente. Mas minha gravadora não deixa. Eu estou nesta indústria há oito anos, e eu vendi mais de 165 milhões de discos e minha gravadora está dizendo que eu não posso lançar a menos que eles possam inventar um momento viral no TikTok", disse a cantora em seu perfil na plataforma.

+++LEIA MAIS: Halsey diz que gravadora exige single viral no TikTok para lançar novas músicas