Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tocar um instrumento musical ajuda na manutenção da saúde mental, revela estudo

Que tal explorar a criatividade durante a quarentena e aprender a tocar um instrumento?

Redação Publicado em 28/07/2020, às 19h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eddie Vedder no Kokua Festival 2020 (Foto: Reprodução)Um novo estudo científico encomendado pelo Spotify revela que, para 89% dos adultos, tocar um instrumento musical afeta positivamente a saúde mental, e aumenta os sentimentos de relaxamento e felicidade
Eddie Vedder no Kokua Festival 2020 (Foto: Reprodução)Um novo estudo científico encomendado pelo Spotify revela que, para 89% dos adultos, tocar um instrumento musical afeta positivamente a saúde mental, e aumenta os sentimentos de relaxamento e felicidade

Um novo estudo científico encomendado pelo Spotifyrevela que, para 89% dos adultos, tocar um instrumento musical afeta positivamente a saúde mental, e aumenta os sentimentos de relaxamento e felicidade, via Consequence of Sound.

+++LEIA MAIS: Spotify passa a mostrar letras das músicas em 26 países - e sim, o Brasil está entre eles; conheça

O estudo integra o podcast de Niall Breslin, chamado Where Is My Mind?, que fala sobre a interseção entre música e saúde mental. Para o último episódio disponibilizado ao público, intitulado "The Lockdown Ukulele Rockdown", o apresentador comprou mais de 400 ukuleles e presenteou para as pessoas usarem o instrumento para lidar com a saúde mental. 

Cada pessoa foi ensinada a tocar “Home” de Edward Sharpe and the Magnetic Zeros. A ideia com os ukuleles no episódio era mostrar diretamente como a aprendizagem de um instrumento pode afetar o humor de uma pessoa.

A experiência complementa o estudo encomendado pelo Spotify sobre o assunto. Os resultados foram, mais uma vez, esmagadoramente positivos, de acordo com o comunicado à imprensa, via Consequence of Sound

++++ LEIA MAIS: O que as pessoas estão ouvindo de música durante a quarentena?

Os pesquisadores descobriram que 89% dos adultos do Reino Unido que tocam regularmente um instrumento sentem como isso afeta positivamente a saúde mental. Desse número, 56% se sentem relaxados, 48% satisfeitos e 43% em paz.

Mais de um terço dos entrevistados disseram que tocar lhes dava "um senso de propósito na vida". Além disso, 75% dos britânicos contaram sobre como os instrumentos são a principal escolha deles quando precisam relaxar ou aliviar o estresse.

Ao serem questionados sobre em quais momentos preferem tocar para relaxar, 54% escolheram após um dia estressante no trabalho, 34% preferem tocar quando estão se preocupando com dinheiro e 30% tocam quando estão ansiosos com eventos próximos. 

+++LEIA MAIS: Você pode ajudar vítimas do coronavírus… Ouvindo Spotify

Por conta da quarentena, e do tempo de isolamento social para contenção do coronavírus, que tal explorar a criatividade e aprender a tocar um instrumento?


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS