Tocar um instrumento musical ajuda na manutenção da saúde mental, revela estudo

Que tal explorar a criatividade durante a quarentena e aprender a tocar um instrumento?

Redação Publicado em 28/07/2020, às 19h49

None
Eddie Vedder no Kokua Festival 2020 (Foto: Reprodução)Um novo estudo científico encomendado pelo Spotify revela que, para 89% dos adultos, tocar um instrumento musical afeta positivamente a saúde mental, e aumenta os sentimentos de relaxamento e felicidade

Um novo estudo científico encomendado pelo Spotifyrevela que, para 89% dos adultos, tocar um instrumento musical afeta positivamente a saúde mental, e aumenta os sentimentos de relaxamento e felicidade, via Consequence of Sound.

+++LEIA MAIS: Spotify passa a mostrar letras das músicas em 26 países - e sim, o Brasil está entre eles; conheça

O estudo integra o podcast de Niall Breslin, chamado Where Is My Mind?, que fala sobre a interseção entre música e saúde mental. Para o último episódio disponibilizado ao público, intitulado "The Lockdown Ukulele Rockdown", o apresentador comprou mais de 400 ukuleles e presenteou para as pessoas usarem o instrumento para lidar com a saúde mental. 

Cada pessoa foi ensinada a tocar “Home” de Edward Sharpe and the Magnetic Zeros. A ideia com os ukuleles no episódio era mostrar diretamente como a aprendizagem de um instrumento pode afetar o humor de uma pessoa.

A experiência complementa o estudo encomendado pelo Spotify sobre o assunto. Os resultados foram, mais uma vez, esmagadoramente positivos, de acordo com o comunicado à imprensa, via Consequence of Sound

++++ LEIA MAIS: O que as pessoas estão ouvindo de música durante a quarentena?

Os pesquisadores descobriram que 89% dos adultos do Reino Unido que tocam regularmente um instrumento sentem como isso afeta positivamente a saúde mental. Desse número, 56% se sentem relaxados, 48% satisfeitos e 43% em paz.

Mais de um terço dos entrevistados disseram que tocar lhes dava "um senso de propósito na vida". Além disso, 75% dos britânicos contaram sobre como os instrumentos são a principal escolha deles quando precisam relaxar ou aliviar o estresse.

Ao serem questionados sobre em quais momentos preferem tocar para relaxar, 54% escolheram após um dia estressante no trabalho, 34% preferem tocar quando estão se preocupando com dinheiro e 30% tocam quando estão ansiosos com eventos próximos. 

+++LEIA MAIS: Você pode ajudar vítimas do coronavírus… Ouvindo Spotify

Por conta da quarentena, e do tempo de isolamento social para contenção do coronavírus, que tal explorar a criatividade e aprender a tocar um instrumento?


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS