Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Obras de HP Lovecraft e Edgar Allan Poe estão disponíveis gratuitamente

Universidade de Adelaide, na Austrália, tem em seu acervo virtual milhares de títulos para leitura e download gratuito

Redação Publicado em 09/06/2019, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cthulhu, criatura mais famosa de H. P. Lovecraft (Foto: Sofyan Syarief / Wikimedia Commons)
Cthulhu, criatura mais famosa de H. P. Lovecraft (Foto: Sofyan Syarief / Wikimedia Commons)

A Universidade de Adelaide, uma das mais célebres instituições de ensino da Austrália, disponibilizou em seu acervo virtual todos os títulos de H. P. Lovecraft, o autor rei do horror. São, ao todo, 59 obras, todas em inglês, idioma original, disponíveis em Zip, ePub e Kindle.

H. P. Lovecraft nasceu em 1890, nos Estados Unidos, e começou a publicar terror em 1917, com o conto Dagon, sobre uma entidade mitológica que habita os oceanos. O Chamado de Cthulhu, sua obra mais famosa, veio em 1936, dois anos antes de sua morte precoce e decorrida de câncer no intestino.

Embora em vida Lovecraft não tenha feito sucesso, ainda no século XIX começou a ter renome no gênero horror. É visto, hoje, com um dos maiores percussores e influências do estilo, e compete pelo trono apenas com Edgar Allan Poe (1809 - 1949), o autor de outros clássicos como O Corvo (1845) e Os Assassinatos da Rua Morgue(1841). Seus livros também estão disponíveis para download.

O acervo digital da Adelaide disponibiliza, além do trabalho de Lovecraft, e Poe, obras de centenas de autores históricos, como Franz Kafka (Metamorfose, 1915), J. M. Barrie (Peter Pan e Wendy, 1911), William Shakespeare (Romeu e Julieta, 1597), e diversos acadêmicos e filósofos clássicos, todos em inglês. 

Veja a lista de autores aqui.  Para baixar, basta clicar no nome do autor, escolher a obra, e clicar em "download" no fim da página. 

+++ Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos