Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Todos os filmes do Coringa, do pior para o melhor [LISTA]

Desde Cesar Romero até Jared Leto, o palhaço do crime ganhou diferentes versões

ROB SHEFFIELD, Rolling Stone EUA Publicado em 02/10/2019, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jack Nicholson, Heath Legder e Jared Leto como o personagem Coringa (Foto 1: Reprodução/ Foto 2: Reprodução/ Foto 3: Divulgação)
Jack Nicholson, Heath Legder e Jared Leto como o personagem Coringa (Foto 1: Reprodução/ Foto 2: Reprodução/ Foto 3: Divulgação)

À medida que a lenda do Batman continua evoluindo com o passar dos anos, o mesmo acontece com o vilão: o Príncipe Palhaço do Crime.

Cada geração recebe o Coringa que merece, e o mais icônico dos bandidos é um personagem complexo: ele precisa ser engraçado para se tornar realmente aterrorizante.

+++ LEIA MAIS: Fã recria abertura de Friends com versões do Coringa

Joaquin Phoenix está preparado para assumir o papel do tão aguardado Coringa, de Todd Phillips. No entanto, o artista intenso é apenas o curinga mais recente empilhado em um baralho.

Separamos um resumo dos atores que definiram o louco risonho de Gotham City ao longo dos anos, avaliados com notas de 1 a 10. Confira:

Jared Leto

Leto merece respeito por assumir um papel tão cedo depois de Heath Ledger ganhar um Oscar póstumo pela interpretação de Coringa.

Além disso, você não pode acusá-lo de imitar as versões antigas do vilão. O Coringa de Jared Leto tem mais um lado Wu-Tang Clan do que um lado Liga da Justiça com o grillz gangsta prateado e a tatuagem “Danificado” na testa - assim como Jordan Catalano, o Coringa de Leto é apenas um homem com o olhar triste e que é incompreendido.

+++ LEIA MAIS: Coringa voltará no filme Aves de Rapina, mas não com Jared Leto

Leto levou o personagem para uma nova direção em Esquadrão Suicida, mas ele se revelou como um papel menor. O vilão terminou sendo superado pela namorada: a princesa punk Harley Quinn, interpretada por Margot Robbie.

Nota: 5/10


Cesar Romero

O originador. Romero inventou o Coringaque conhecemos hoje no divertido programa de TV Sixties Batman. Ele lutou contra a dupla dinâmica de Adam West e Burt Ward com a gargalhada enlouquecida, sorriso maníaco e cabelo verde-esmeralda indomado.

Romero era a ‘Velha Hollywood’ por completo - ele era conhecido como “o latino de Manhattan”, um protagonista cubano-americano que atuava em filmes como Orchestra Wives (1942). O ator era tão dedicado a própria imagem que se recusou a raspar o bigode para o papel do vilão. Por isso, Romero só passou uma tinta por cima do bigode para disfarçar.

+++ LEIA MAIS: Coringa já é o filme baseado em HQ com maior nota, um mês antes da estreia

Cesar Romero continua sendo o mais influente Príncipe Palhaço do Crime - até Bob Dylan adotou o visual do vilão da TV no início dos anos 2000. Os góticos podem tomar nota: Romero é o único Coringa até hoje que também interpretou Drácula, na Galeria Noturna de Rod Serling.

Nota: 7/10


Jack Nicholson

Diga a eles, Jack: “Você nunca ouviu sobre o poder curador da risada?”. Nicholson roubou totalmente a cena em Batman(1989), do Tim Burton - o que, reconhecidamente, não era uma franquia difícil de ser roubada.

Apesar de algumas decisões questionáveis no elenco, foi um passo sábio escalarJack Nicholson como o Coringa.

+++ LEIA MAIS: 5 vilões do Batman que dariam uma surra no Coringa [LISTA]

Um passo ainda mais sábio: deixar ele interpretar o vilão com uma caricatura um pouco exagerada de “Jack Nicholson”. Ele é o único sinal de vida no filme. Quem mais poderia proclamar “eu sou o primeiro artista homicida completamente funcional do mundo” e fazer você realmente acreditar nele?

Nota: 8/10


Mark Hamill

Acredite ou não, pareceu uma decisão arriscada escalar o ator conhecido por interpretar Luke Skywalker para dublar o Coringa em Batman: The Animated Series (1992).

No entanto, Hammil deu ao vilão uma vida completamente nova ao explorar uma mania psicossocial virtuosa que Star Wars nem tinha começado a sugerir. Quem diria que o menino fazendeiro de Tatooine traria tanta maldade para aquela risada?

+++ LEIA MAIS: 9 vezes inacreditáveis em que Batman e Coringa trabalharam juntos [LISTA]

Outros atores já tinham feito o papel, desde Larry Storch (na versão do Scooby-Doo) até Kevin Michael Richardson, o primeiro Coringa negro.

No entanto, Hamill carregou a tocha durante os programas animados nos anos 1990 (que são muito melhores do que os live-actions) e os videogames, como Arkham Asylum. Coringa é a segunda performance mais icônica do ator.

Nota: 9/10


Heath Ledger

Quando O Cavaleiro das Trevas foi lançado, Heath Ledger já estava morto há seis meses. A trágica e chocante morte dele poderia ter ofuscado o filme. No entanto, a performance dele de “Por que tão sério?” se tornou a mais lendária de todos os Coringas.

Inclusive, Ledger ganhou o Oscar póstumo na categoria de Melhor Ator Coadjuvante - o único vilão de um filme de super-herói a ganhar um Oscar. Importante lembrar que tanto Nicholson como Leto já ganharam Oscar, mas para outros papéis.

+++ LEIA MAIS: Diretor de Coringa explica a maior diferença entre a versão de Joaquin Phoenix e Heath Ledger

Heath Ledger tem a ameaça sádica, mas também um olhar de garoto solitário nos olhos. O ator assumiu um papel que já era famoso, mas, de alguma forma, o tornou seu. E é por isso que ele é o melhor Coringa.

Nota: 10/10