Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tom Petty chega pela primeira vez ao topo das paradas com o disco Hypnotic Eye

Com 40 anos de estrada, músico conseguiu a façanha apenas com o 16° álbum dele

Redação Publicado em 07/08/2014, às 17h42 - Atualizado às 18h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chatices de roqueiro: Tom Petty - AP
Chatices de roqueiro: Tom Petty - AP

Com uma carreira de quase 40 anos na música, Tom Petty nunca havia chegado ao topo das paradas com um disco. Foram 131 mil cópias vendidas na primeira semana e, Hypnotic Eye, novo álbum dele, lançado este ano com a banda Heartbreakers, colocou o músico, após 15 álbuns, no primeiro lugar da lista de discos mais vendidos.

Tom Petty é um dos parceiros mais emblemáticos de Dave Grohl.

Esta é a melhor posição de Tom Petty desde o disco Wildflowers, lançado em 1994 (que vendeu 161 mil cópias na primeira semana, apesar de não ter chegado ao primeiro lugar). Em 2010, com Mojo, Petty vendeu 125 mil álbuns e quase alcançou o topo das paradas.

É possível que o músico tenha conseguido tal feito por dois fatores: um deles é a diminuição gradual no número de discos vendidos atualmente – segundo informações da Rolling Stone EUA, a queda foi de 15%.

Edição 92: Tom Petty olha para o passado para voltar às raízes roqueiras em novo disco.

O outro fator é que Petty realizou uma promoção, na qual pessoas que comprassem ingressos para os shows da atual turnê dele teriam desconto na compra do álbum. Por mais que muitos tenham recusado o serviço, uma grande quantidade de álbuns foi vendido devido com este desconto.

Para dados de comparação, a canção de maior sucesso do recente disco, “Red River”, tem cerca de 200 mil reproduções no serviço de streaming Spotify, enquanto o maior sucesso da carreira de Petty, “American Girl”, já ultrapassa o número de 2 milhões de reproduções.

Ouça “Forgotten Man”, de Hypnotic Eye.

Ouça “Red River” abaixo: