Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tom Zé tem faixa incluída em lista norte-americana de melhores dos anos 1980

O site Pitchfork colocou a canção “Nave Maria”, do brasileiro, entre as 200 melhores da década

Redação Publicado em 25/08/2015, às 15h38 - Atualizado às 16h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do disco <i>Nave Maria</i>, de Tom Zé  - Reprodução
Capa do disco <i>Nave Maria</i>, de Tom Zé - Reprodução

Um dos sites mais importantes de música dos Estados Unidos, o Pitchfork incluiu uma faixa do brasileiro Tom Zé em uma lista de melhores canções dos anos 1980. A música escolhida foi “Nave Maria”, lançada pelo baiano em 1984.

Os 100 maiores discos da música brasileira

Tom Zé figura na lista do Pitchfork no 199º – de 200 escolhidos – lugar, à frente apenas de “I Cry (Night After Night)”, do Egyptian Lover. Apesar de estar na parte de trás da lista, Tom Zé é o único brasileiro que ganha destaque pelo veículo norte-americano.

“Quando a Tropicália perdeu a guerra, Zé mergulhou no experimentalismo e, em 1984, seis anos depois do último disco, lançou a reveladora opus elétrica Nave Maria”, explica o site. “Vendeu como bolo frio, e o homem de 48 anos, tanto sem dinheiro quanto sem esperança para continuar, resolveu trabalhar no posto de gasolina do irmão.”

Galeria: as 100 maiores musicas brasileiras.

O Pitchfork ainda destaca a parceria posterior de Tom Zé com David Byrne, e comenta a letra da faixa, falando do processo de nascimento e citando o verso em que Zé fala de um “orgasmo invertido”. O autor ainda afirma que, para “ficar embasbacado”, não é necessário sequer traduzir a letra.

Ouça a música abaixo.