Tommy completa 35 anos

Adaptação para o cinema do álbum do The Who foi lançada em 1975 e é considerada um clássico musical

Da redação Publicado em 19/03/2010, às 10h26

Nesta sexta, 19 de março, completam 35 anos do lançamento do musical Tommy, nos Estados Unidos. O longa-metragem é uma adaptação do clássico álbum homônimo da banda The Who, lançado em 1969.

Dirigido por Ken Russel, Tommy tem no elenco nomes como Oliver Reed, Ann-Margret, Elton John, Eric Clapton, Jack Nicholson e Tina Turner, além dos próprios integrantes do Who - Roger Daltrey, Keith Moon, Pete Townshend e John Entwistle. O roteiro ficou a cargo de Townshend. O filme aborda diversos temas, que vão de religião a família.

Na história, Tommy Walker, interpretado por Daltrey, se torna cego, surdo e mudo após presenciar acidentalmente o assassinato de seu pai, em crime cometido por seu padrasto. Tanto sua mãe quanto o marido dela, após o ocorrido, disseram a ele para esquecer tudo o que havia visto e ouvido e para que nunca tocasse no assunto com ninguém. O garoto, após muito sofrimento, encontrou a felicidade ao jogar pinball e se tornou campeão mundial, garantindo dinheiro e fama à sua família. Após recuperar os sentidos de forma espontânea, começa a ensinar o jogo a outras pessoas, passando a ser visto como messias.

O longa é constituído de sequências que têm como base as músicas do álbum original, relacionando as letras das canções às cenas do filme. Assista abaixo a dois trechos famosos de Tommy - o primeiro com Elton John cantando "Pinball Wizard", e o segundo com Tina Turner interpretando "Acid Queen".

"Pinball Wizard":

"Acid Queen":