Tony Iommi conta que riff de 'Iron Man', do Black Sabbath, foi improviso

Guitarrista revela que a maioria dos riffs surgiram do improviso

Redação Publicado em 05/03/2021, às 14h53

None
O guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi (Foto: Reprodução / Facebook)

Em entrevista recente ao Songfacts, Tony Iommi, lendário guitarrista do Black Sabbath, contou que alguns dos principais riffs da carreira foram resultados de improviso - e revelou quais músicas da banda ele gosta mais. 

Sobre o riff de "Iron Man", o guitarrista explicou: "Estava em uma sala de ensaio e o Bill [Ward]começou a tocar esse 'boom, boom, boom'. Ele começou a fazer isso e eu só comecei [a tocar] e surgiu essa coisa e eu pensei: 'Isso é legal'. O Bill continuou tocando, e eu só fui para esse riff."

+++LEIA MAIS: 6 melhores riffs de guitarra de Tony Iommi, do Black Sabbath, segundo site [LISTA]


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


"A maioria dos riffs que criei, surgiram na hora, e esse foi um deles - só surgiu. Veio com a bateria, e [com] o que o Bill estava tocando. [...] Todas essas músicas surgiram da mesma maneira. Se ninguém dissesse nada sobre isso, nós simplesmente seguíamos em frente e faríamos outra coisa. Sempre tinha que ter alguém dizendo: 'Oh, eu realmente gosto disso,' e eu continuava tocando riffs", acrescentou. 

Ao ser questionado sobre as músicas favoritas do Black Sabatth, Tony Iommi respondeu: "Sempre me lembro de 'Black Sabbath'. E 'Iron Man'. Muita gente diz 'Paranoid', mas a música foi escrita só para complementar o disco, nunca houve a intenção de ser nada além disso. Mas virou um single porque era uma música curta, e porque virou o que virou, a maioria das pessoas nos conhecia por conta de 'Paranoid' naquela época".

+++LEIA MAIS: Black Sabbath tinha ‘quinto integrante’ do além: ‘Coisas estranhas aconteciam’


+++ FBC E VHOOR REFLETEM SOBRE HIP-HOP: 'MÚSICA É PARA SER SENTIDA' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL