Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tony Iommi comenta turnê de despedida do Black Sabbath: “Meu corpo não aguenta mais”

“É realmente o fim. Não vamos voltar a fazer isso”, afirmou o guitarrista

Rolling Stone EUA Publicado em 07/09/2015, às 11h20 - Atualizado em 22/10/2015, às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O guitarrista Tony Iommi. - MRossi / Divulgação
O guitarrista Tony Iommi. - MRossi / Divulgação

Três dias após o Black Sabbath anunciar a turnê The End, a derradeira excursão mundial da lendária banda de heavy metal, o guitarrista Tony Iommi admitiu em nova entrevista que não há possibilidades de retorno da banda aos palcos após está temporada do grupo na estrada. Segundo ele, o rigor exigido nas turnês é o motivo da decisão: “Eu realmente não posso mais fazer isso. Meu corpo não já não aguenta mais”.

Relembre: Black Sabbath mostra poder de fogo diante de 70 mil pessoas em São Paulo.

O músico, que foi diagnosticado com um linfoma em 2012, também explicou que a exaustão causada pelas viagens com a banda pode ter resultado na recorrência da doença. “Não quero ficar me rastejando por aí. Todas as viagens envolvendo o Sabbath exigem muito de mim”, disse Iommi. “É por isso que estamos partindo em uma última turnê e vamos dizer adeus aos palcos. Será realmente o fim”, disse o músico, que foi recentemente hospitalizado por problemas nas costas e precisa monitorar o linfoma com exames de sangue continuos.

Baterista exige perdão de Ozzy Osbourne para voltar a tocar com o Black Sabbath.

“Eu adoro fazer shows mas as viagens e a exaustão necessárias para que eles sejam possíveis acabam comigo. Essas coisas surtem um efeito muito impactante na minha saúde”, explicou o músico. “Nós voamos em primeira classe, nos hospedamos nos melhores hotéis, andamos em limusines, mas há um impacto físico em viajar constantemente”, disse Iommi.

Monsters of Rock 2015: Ozzy Osbourne deixa o público brasileiro de joelhos no Anhembi.

Em vídeo divulgado no YouTube recentemente, a lendária banda de heavy metal revelou que a série de shows começará em 20 de janeiro de 2016, nos Estados Unidos. A agenda, que inclui compromissos até março, contempla apenas América do Norte, Austrália e Oceania. Mas o Brasil, local no qual os veteranos passaram em 2013, ainda pode entrar no radar: mais datas serão confirmadas em outubro deste ano.

Da formação original dos "gigantes" ingleses do rock, a turnê incluirá o vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler. O baterista Bill Ward segue fora. Ward envolveu-se em discussões públicas com Ozzy nos últimos meses.

O vocalista do Sabbath esteve no país para apresentações solo em abril deste ano, durante o Monsters of Rock em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Ozzy participou em janeiro de 2013 da gravação do primeiro álbum dele com o Sabbath desde 1978, intitulado 13.

Assista ao vídeo do anúncio da turnê do Black Sabbath: