Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Trent Reznor usou o exemplo de David Bowie para largar as drogas

Vocalista do Nine Inch Nails diz que novo disco da banda reflete o atual estado de espírito dele

Redação Publicado em 09/08/2013, às 11h59 - Atualizado às 18h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nine Inch Nails - Trent Reznor - Scott Eisen / AP
Nine Inch Nails - Trent Reznor - Scott Eisen / AP

Trent Reznor revelou que teve uma ajuda especial e indireta para conseguir entender o vício em drogas e álcool. De acordo com o que ele contou ao britânico The Guardian, o vocalista e líder do Nine Inch Nails ouviu conselhos de David Bowie e, mais do que isso, tomou o músico como exemplo.

Proibidos: relembre clipes que tiveram que sair do ar ou ter o conteúdo alterado, como “Closer”, do Nine Inch Nails.

A banda de Trent fez uma turnê de apoio para o Cameleão do Rock em 1994. Na época, o Nine Inch Nails divulgava o disco Downward Spiral. “Com esse disco, eu sentia como se estivesse em um abismo infinito de raiva e ódio próprio dentro de mim. E sentia que precisava me desafiar ou iria explodir. Pensei que conseguiria colocar tudo na minha música, ficar diante do público e gritar minhas emoções para fora de mim, mas, depois de um tempo, isso já não se sustentava e outras coisas tomaram conta: drogas e álcool.”

Completamente sóbrio, depois de chegar ao fundo do poço ao sobreviver a uma overdose de heroína no ano 2000, Reznor se lembra com carinho do período passado ao lado de Bowie. Hoje pais de dois filhos, ele conseguiu enfim ser o reflexo da influência exercida pelo músico inglês em 1994.

“Eu estava no auge disso [vício] quando nós fizemos a turnê com Bowie. E esse era o Bowie que havia saído do outro lado e era feliz e casado. Eu estava chegando no ápice do meu vício e ele teve um papel tipo de mentor, irmão mais velho, amigo e ele também me ofereceu conselhos”, contou Trent.

O novo disco da banda, Hesitation Marks, é a fotografia de um músico limpo. “Eu estou feliz por não me sentir mais assim. Eu aprendi a reconhecer, muito disso forçado pelo processo de recuperação, que as minhas conexões são erradas de algum modo, o equilíbrio químico do meu cérebro está desligado quando o assunto é depressão. Este disco foi escrito como o outro lado desta jornada. O desespero, a solidão e a raiva ainda estão em mim, mas eu consigo expressá-los de uma forma mais apropriada para quem eu sou agora. E, normalmente, a raiva é mais silenciosa.”

Hesitation Marks será lançado em 3 de setembro. Com o disco, a banda saiu de hibernação e, em julho deste ano, fez o primeiro show em quatro anos.

Nine Inch Nails volta aos palcos e mostra música inédita; assista.

O grupo tem sido ligado à versão brasileira do festival Lollapalooza 2014 como um dos headliners, mas nada ainda foi confirmado oficialmente.