Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Trinta anos sem Ian Curtis

Vocalista do Joy Division se suicidou em 18 de maio de 1980

Da redação Publicado em 19/05/2010, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Nesta terça-feira, 18, completam-se 30 anos sem a voz grave e a intensidade de Ian Curtis. O frontman do Joy Division, banda pós-punk surgida na Inglaterra no final dos anos 70, se suicidou no dia 18 de maio de 1980, aos 23 anos de idade. Mesmo com o curtíssimo tempo de carreira do grupo - apenas dois álbuns de estúdio lançados (Unknown Pleasures, de 1979, e Closer, de 1980) -, a identidade de Curtis ficou perpetuada na história da música, tanto por ter, com sua morte, assumido inevitavelmente a imagem do ídolo do rock que se foi cedo, quanto pelas letras densas de suas canções.

Curtis nasceu em 15 de julho de 1956, no distrito de Trafford, em Manchester, e com grande interesse em música desde mais novo, não seria de se entranhar que o garoto acabaria dando seus passos em um palco. Enquanto o momento não chegava, trabalhou por um período em uma loja de discos, o que contribuiu para a expansão de seu conhecimento musical. Saindo um pouco da área, atuou posteriormente como funcionário público em Manchester e em Macclesfield, para onde se mudou. A virada na trajetória de Curtis se deu em 1976, ao assistir uma apresentação do Sex Pistols. Determinado a montar sua própria banda, conheceu no mesmo ano aqueles que seriam os integrantes do Joy Division (nome que só surgiu em 1978, tendo antes o grupo sido nomeado Warsaw): Bernard Sumner (guitarra e teclado), Peter Hook (baixo) e, mais tarde, Stephen Morris (bateria).

A banda, em 1978, lançou o EP An Ideal For Living, antes de integrar a Factory Records, por onde lançou seus dois únicos álbuns. Unknown Pleasures e Closer foram produzidos por Martin Hannett, considerado o responsável por encaminhar a banda à inserção de elementos eletrônicos em suas faixas. Diversos compactos foram lançados pelo grupo nestes dois anos, entre eles "Love Will Tear Us Apart", de 1980, que acabou se tornando a canção mais popular do Joy Division. Passando longe de composições alegres e positivas, a banda marcou presença na virada dos anos 70 para os 80 com uma dupla de sonoridade e letras obscuras e intimistas, agregando fãs e mais fãs que se identificavam com o que sofria, escrevia e cantava Ian Curtis.

O artista tinha epilepsia e amargurava problemas pessoais de seu amor pela esposa Deborah, e o caso extraconjugal que mantinha com a jornalista belga Annik Honoré. A popularidade que o Joy Division ganhou na Inglaterra contribuiu para um maior peso e responsabilidade nas costas do vocalista. Em 18 de maio de 1980, Curtis se enforcou na cozinha de sua casa. Após sua morte, os integrantes do grupo deram origem a uma outra banda igualmente respeitada, o New Order.

Filmes sobre o cantor e a respeito da trajetória do próprio Joy Division foram lançados nos últimos anos. A cinebiografia Control saiu em 2007, dirigida por Anton Corbijn, contando com roteiro de Deborah Curtis e Sam Riley no papel de Curtis. Joy Division foi lançado no mesmo ano, com a direção de Grant Gee. Ambos chegaram ao Brasil em 2008.

Abaixo, relembre faixas do Joy Division:

Joy Division - "Love Will Tear Us Apart"

Joy Division - "Shadowplay"

Joy Division - "She's Lost Control"

Joy Division - "Transmission"