A triste saga do primeiro baixista dos Beatles, Stuart Sutcliffe, morto aos 21 anos

Jovem deixou a banda para focar nas artes plásticas

Redação Publicado em 22/07/2020, às 11h32

None

A formação original dos Beatles tinha um baixista diferente e pouco conhecido. Em 1960, o grupo já contava com Paul McCartney, George Harrison e John Lennon, o baterista Pete Best e Stuart Sutcliffe no baixo. As informações são do site Aventuras na História

Antes de entrar na banda, o jovem demonstrava grande talento nas artes plásticas no Liverpool College of Art, onde conheceu Lennon. Quando se juntou ao grupo, participou da decisão do nome do grupo, The Beetles (Os Besouros, em português), mais tarde adaptado para Beatles, uma união com a palavra beat (batida de música). 

+++ LEIA MAIS: Pete Best revela detalhes da demissão dos Beatles: ‘De repente, eu virei anti-social e genioso’

A banda começou a ganhar público e atenção. De acordo com a publicação, Sutcliffe chamava atenção por se apresentar de óculos escuros e calça apertada, e o baixista conheceu uma namorada, Astrid Kirchherr, durante uma apresentação do grupo. 

O artista permaneceu com o grupo até 1961, quando concluiu a pós-graduação em artes e saiu dos Beatles para focar na carreira como pintor. Sutcliffe se mudou para Alemanha e tinha um futuro promissor em todas as áreas da vida, tanto na carreira artística quanto amorosa. 

+++ LEIA MAIS: Para Paul McCartney, a vida de John Lennon antes dos Beatles era uma tragédia; entenda

Em fevereiro de 1962, o rapaz sentia fortes dores de cabeça e fotossensibilidade, desmaiou em uma aula de arte e retornou para a Inglaterra na busca de um diagnóstico mais detalhado. Em abril, passou mal outra vez e morreu a caminho do hospital, aos 21 anos de idade, vítima de uma hemorragia cerebral causada por um aneurisma.

Como lembra o Aventuras na História, Sutcliffe foi homenageado pelos Beatles na capa do álbum Sgt Pepper Lonely Hearts Club Band (1967) e aparece à esquerda, a segunda pessoa de cima para baixo. 

Capa de Sgt Pepper Lonely Hearts Club Band  (Foto: Divulgação)

+++ FREJAT: O DESAFIO É FAZER AS PESSOAS SABEREM QUE O DISCO EXISTE