Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tudo o que sabemos sobre Gigaton, o novo disco do Pearl Jam

De datas da turnê até o single "Dance of the Clairvoyants", que será lançado em breve

Redação Publicado em 20/01/2020, às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do novo disco do Pearl Jam, Gigaton (Foto: Reprodução)
Capa do novo disco do Pearl Jam, Gigaton (Foto: Reprodução)

Na última segunda, dia 13 de janeiro, o Pearl Jam finalmente anunciou o novo e tão esperado disco, Gigaton, depois de diversas postagens misteriosas nas redes sociais no início do mês que sugeriam novidades para o ano de 2020. 

E, realmente, além do disco, que segue o lançamento de Lightning Bolt, de 2013, o grupo liderado por Eddie Vedder anunciou datas de uma turnê, por enquanto na América do Norte e Europa.

+++LEIA MAIS: Pearl Jam revela novo disco, Gigaton, e datas de turnê após divulgar fotos enigmáticas

Com tantos detalhes e novidades, listamos tudo o que já sabemos sobre o Gigaton:

Data de lançamento

Gigaton será lançado no dia 27 de março de 2020 e marca o primeiro álbum de estúdio da banda após o Grammy que o grupo ganhou com Lightning Bolt, de 2013. A pré-venda já está disponível aqui


Tracklist

O Pearl Jam divulgou nesta segunda, 20 de janeiro, a tracklist completa do novo disco:

  1. Who Ever Said
  2. Superblood Wolfmoon
  3. Dance of the Clairvoyants
  4. Quick Escape
  5. Alright
  6. Seven O’Clock
  7. Never Destination
  8. Take The Long Way
  9. Buckle Up
  10. Come Then Goes
  11. Retrograde
  12. River Cross

Single

O primeiro single do Gigaton será "Dance of the Clairvoyants", que será lançado possivelmente na próxima quarta, 22 de janeiro, mas a data ainda não é oficial. 

Além disso, uma versão limitada em vinil da faixa também será lançada e estará disponível até o lançamento do disco, no dia 27 de março. A pré-venda pode ser feita no site

Veja a capa do single:


Capa do disco

Juntamente com o anúncio do disco, a banda divulgou a capa. E, explicaram no Twitter sobre a foto escolhida: "Um gigaton é o que os cientistas usam para medir a perda de gelo das maiores camadas de gelo da Terra na Groenlândia e Antártica. Esse peso é equivalente a mais de 100 milhões de elefantes ou 6 milhões de baleias azuis." A foto é de Paul Nicklen.


Produção

O disco foi produzido pela banda em parceria com Josh Evans. "Fazer este disco foi uma longa jornada", explica Mike McCready no site oficial do Pearl Jam. "Era emocionalmente sombrio e confuso às vezes [...] Colaborar com meus colegas de banda no Gigaton finalmente me proporcionou maior amor, consciência e conhecimento da necessidade de conexão humana nesses tempos."


Turnê

As datas da turnê para divulgar o Gigaton começam no dia 18 de março em Toronto, no Canadá, e a banda passa por várias cidades da América do Norte. Além disso, em junho e julho vão para a Europa. Por enquanto, a última data é 23 de julho em Amsterdam, na Holanda.

Todos os ingressos para os shows e detalhes sobre datas e cidades estão disponíveis no site oficial da banda. 


Novas datas da turnê

Para o restante do mundo que ainda não tem show marcado, o público não precisa se desesperar. Isso porque, o Pearl Jam publicou um tuíte no dia 15 de janeiro perguntando onde as pessoas estão esperando a turnê - assim, possivelmente, o grupo planeja expandir a tour para outros lugares além dos países da América do Norte e Europa.


 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL