Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tudo o que sabemos sobre Gigaton, o novo disco do Pearl Jam: data de lançamento, impressões e mais

O sucessor de Lightning Bolt será lançado nesta sexta, 27

Redação Publicado em 25/03/2020, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do novo disco do Pearl Jam, Gigaton (Foto: Reprodução)
Capa do novo disco do Pearl Jam, Gigaton (Foto: Reprodução)

No dia 13 de janeiro, o Pearl Jam finalmente anunciou o novo e tão esperado disco, Gigaton, sucessor de Lightning Bolt, de 2013, depois de diversas postagens misteriosas nas redes sociais no início do mês que sugeriam novidades para o ano de 2020. 

+++ LEIA MAIS: Pearl Jam tocará Gigaton na íntegra dois dias antes do lançamento oficial (mas só uma vez)

Ao longo dos meses após o anúncio, a banda divulgou dois singles de Gigaton: "Dance of the Clairvoyants" e "Superblood Wolfmoon", que ganhou até um videoclipe animado. 

As duas músicas, contudo, mostram sonoridades diferentes e até mesmo uma banda mais 'experimental' em "Dance of Cairvoyants". Stone Gossard, guitarrista do Pearl Jam, garantiu que é possível esperar novos sons, mas também, o rock direto costumeiro do grupo. 

+++LEIA MAIS: Pearl Jam revela novo disco, Gigaton, e datas de turnê após divulgar fotos enigmáticas

Assim, separamos tudo o que já sabemos sobre Gigaton, inclusive, as impressões dos críticos sobre o novo disco do Pearl Jam:

Data de lançamento

Gigatonserá lançado no dia 27 de março de 2020 em todas as plataformas digitais e em disco físico disponível, por enquanto, no site oficial da banda. A pré-venda pode ser feita aqui.

+++LEIA MAIS: Depois de ser demitido do Red Hot Chili Peppers, Josh Klinghoffer abrirá shows do Pearl Jam


Tracklist

  1. Who Ever Said
  2. Superblood Wolfmoon
  3. Dance of the Clairvoyants
  4. Quick Escape
  5. Alright
  6. Seven O’Clock
  7. Never Destination
  8. Take The Long Way
  9. Buckle Up
  10. Come Then Goes
  11. Retrograde
  12. River Cross

Singles

Os dois singles lançados até agora são: "Dance of the Clairvoyants" e "Superblood Wolfmoon":


Produção

O disco foi produzido pela banda em parceria com Josh Evans. "Fazer este disco foi uma longa jornada", explica Mike McCready no site oficial do grupo. "Era emocionalmente sombrio e confuso às vezes [...] Colaborar com meus colegas de banda no Gigaton finalmente me proporcionou maior amor, consciência e conhecimento da necessidade de conexão humana nesses tempos."

+++ LEIA MAIS: Pearl Jam: há 22 anos, jovem era condenado por assassinato inspirado no clipe Jeremy


O que esperar

Segundo Stone Gossard revelou, em uma entrevista à rádio Beats 1, o disco terá baladas, experimentações, rock direto e reflete o espírito da banda: "Definitivamente, existem algumas músicas de rock diretas. Há algumas baladas simples e sobressalentes. Acho que tem tudo. E somos realmente nós. Realmente fizemos isso sozinhos. [Eddie Vedder] fez um ótimo trabalho", contou o guitarrista. Ainda, apontou que "Dance of the Clairvoyants" é apenas uma das várias experimentações.

"Mas acho que o misticismo e a maneira de usar palavras [de Eddie Vedder], a arte e música são um tipo poderoso de tônico. Eu acho que subjacente a tudo isso continuará sendo uma mensagem esperançosa e bonita, mas às vezes trágica", finalizou. 


Impressões

Em janeiro, a Variety disse que o novo projeto "com certeza [é] o melhor e mais diverso desde Yield, de 1998″.

"[Gigatoné um] álbum de trovão e tranquilidade, portento e de esperança - em um momento em que precisamos desesperadamente entender os dois", descreve o crítico de um site especializado. O texto completa: "Há muito cuidado com a Gigaton, criando nuances, estabelecendo ethos e criando uma vibração unificadora".

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Gigaton, o novo disco do Pearl Jam


Capa

O Pearl Jam contou no Twitter sobre a foto escolhida para a capa: "Um gigaton é o que os cientistas usam para medir a perda de gelo das maiores camadas de gelo da Terra na Groenlândia e Antártica. Esse peso é equivalente a mais de 100 milhões de elefantes ou 6 milhões de baleias azuis." A foto é de Paul Nicklen.


Turnê

A turnê para divulgar o Gigaton começaria no dia 18 de março em Toronto, no Canadá, e a banda passaria por várias cidades da América do Norte. Além disso, em junho e julho iriam para a Europa com a última data marcada para 23 de julho em Amsterdam, na Holanda. Devido à pandemia do coronavírus, contudo, o Pearl Jam remarcará as datas. 


+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?