Tudo que sabemos sobre Teocracia em Vertigem, especial de Natal do Porta: data, temática, polêmicas e mais

Nesta sexta, 20, o Porta divulgou o trailer da produção

Redação Publicado em 20/11/2020, às 14h48

None
Gregório Duvivier em Teocracia em Vertigem (Foto: Reprodução/Youtube)

Em setembro, o Porta dos Fundos anunciou o mais novo especial de Natal, intitulado Teocracia em Vertigem. O nome da produção brinca com Democracia Em Vertigem, documentário de Petra Costa que concorreu ao Oscar em 2020.

Nesta sexta, 20, o Porta divulgou o trailer do longa. Nele, vemos que Costa fez uma participação no especial. A cineasta começa narrando a história, mas logo é interrompida por Jesus Cristo (Fábio Porchat).

+++ LEIA MAIS: Vice-premiê polonês pede à Netflix para retirar especial do Porta dos Fundos do ar: "Escândalo inimaginável"

Com muitas referências à política e ao governo atual, o especial inédito é regado de satirizações. 

Em comunicado à imprensa, Porchat disse: “Tivemos a ideia de fazer paródia de Democracia em Vertigem justamente para falar sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Se hoje está todo mundo de posições políticas por que não explorar isso também na época de Cristo?”.

+++ LEIA MAIS: Netflix sobre proibição do Especial de Natal do Porta dos fundos: "a verdadeira censura"

Na nova produção, após ser traído por Judas, Jesus é levado para a casa de Caifás para ser julgado por um conselho sacerdotal. O grupo, bem como o governante romano Pôncio Pilatos, querem acusá-lo, mas não têm provas.

A partir disso, diversos personagens bíblicos darão entrevistas para os documentaristas, que narram “a verdadeira história por trás do golpe que levou à crucificação de Jesus.”

Teocracia em Vertigem será lançado em 10 de dezembro, na própria plataforma do Youtube.

Assista ao trailer:

Vale relembrar como desde 2013 o Porta dos Fundos investe em especiais de Natal. Em 2018 e 2019, os filmes inclusive foram para Netflix.

A Primeira Tentação de Cristo, na qual Jesus é retratado como gay, gerou uma repercussão problemática. Mais de um grupo religioso abriu processo milionário contra o canal de humor, e a sede do Porta dos Fundos chegou a ser alvo de um ataque terrorista com bombas. O suspeito foi detido em setembro deste ano.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes 

+++ TOQUINHO: 'CADA COMPOSITOR TEM QUE BUSCAR A SUA VERDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL