Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tuíte da Disney sobre Star Wars gera polêmica entre fãs da franquia

A iniciativa do estúdio para celebrar o 4 de maio, conhecido como Star Wars day

Redação Publicado em 29/04/2020, às 08h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daisy Ridley em Star Wars: A Ascensão Skywalker (foto: reprodução Lucasfilm)
Daisy Ridley em Star Wars: A Ascensão Skywalker (foto: reprodução Lucasfilm)

Como vários fãs de Star Wars sabem, o dia 4 de maio é conhecido como Star Wars Day, "feriado" para celebrar a franquia criada por George LucasPorém, a conta oficial da Disney+, serviço de streaming da empresa americana, causou uma confusão entre alguns fãs nesta terça-feira, dia 28, no Twitter.

A empresa pediu que os seguidores compartilhassem seus momentos favoritos dos filmes da franquia. O problema foi a mensagem que vem em seguida. A Disney avisou aos fãs que, ao compartilhar um tuíte com a #MayThe4th, eles "concordam com o uso da mensagem e do nome da conta em todas as mídias e com nossos termos de uso."

+++LEIA MAIS: Saga completa de Star Wars chega a Amazon Prime Video

Isso gerou um debate sobre a autonomia da empresa em se apropriar dos dados de contas alheias e também pela #MayThe4th, criada espontaneamente por fãs que uniram as falas "May the force be with you" (que a Força esteja com você) com o dia 4 de maio. Veja o tuíte:

Vários fãs questionaram se era válida a postura da empresa. "Apesar de a Disney ser dona franquia, pode ela usar as hashtags que nós criamos?" Depois de respostas espantadas, a conta da Disney+ tentou explicar a declaração com um tuíte duplo:

"O aviso legal acima se aplica APENAS às respostas a este tweet usando #MayThe4th e mencionando @DisneyPlus. Essas respostas podem aparecer em algo especial no dia 4 de maio", escreveu a empresa. 

+++ LEIA MAIS: Kurt Russel não parava de chamar ‘Star Lord’ de ‘Star Wars’ durante filmagens de Guardiões da Galáxia

A resposta que deveria esclarecer e tranquilizar acabou por enfurecer ainda mais fãs, que acusam a marca de ser arrogante por agir como dona da Hashtag:

" Vocês conseguem reconhecer que o twitter não é de propriedade da Disney? Vocês compraram muitos políticos para ter direitos autorais estendidos e começaram a pensar que o mundo é de vocês."


+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL