Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tulipa Ruiz estreia novo formato de show em São Paulo

Cantora lança vinil de Tudo Tanto e faz apresentação em nova formação: voz, guitarra e clarinete

Paulo Terron Publicado em 02/10/2013, às 18h19 - Atualizado às 19h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tulipa Ruiz - Luisa Santosa
Tulipa Ruiz - Luisa Santosa

Ainda em meio à turnê de Tudo Tanto (2012), Tulipa Ruiz volta ao passado. Metaforicamente, pelo menos. No começo deste mês ela voltou ao formato de show que deu inicio à carreira dela, apenas com voz, guitarra e agora o reforço de um clarinete. "É muito gostoso porque parece que a canção volta para a essência dela", conta. "É como se ela estivesse pelada, muito íntima." O repertório, além de músicas próprias, deve ter composições do Rumo (umas das maiores inspirações da artista), Marcos Valle e Joni Mitchell ("People's Parties").

Melhores de 2012: artistas falam sobre suas músicas. Tulipa Ruiz, com “Dois Cafés”, está entre as selecionadas.

"Tem lugares que não cabe fazer com banda, essa formação com voz e guitarras é algo que estamos acostumados a fazer na Europa. Aí chamamos o clarinete para um reforço luxuoso", explica. Por enquanto estão marcadas apresentações em São Paulo (Tom Jazz, 5 de outubro) e Rio (Miranda, dia 17).

Outra novidade com sabor nostálgico é o lançamento do vinil do álbum mais recente, cuja ordem de faixas e masterização tiveram de ser alteradas para o formato. "Foi interessante pensar em um lado mais solar e outro mais obscuro, deu esse clima – são dois universos distintos, lado A e B", diz. "Disco tem essa coisa: é um objeto de arte e um ritual."

Urbanidade sonhada. No segundo disco, Tudo Tanto, Tulipa Ruiz deixa o pop florestal de lado e devaneia na cidade.

Antes de um novo álbum – projeto para 2015 -, Tulipa pretende lançar um DVD ao vivo. Além de continuar na estrada. "Tenho bastante para desfrutar desta turnê ainda. Gosto de acreditar nesse tempo mais alongado que o disco pode ter. É gostoso ver o desdobramento que ele pode ter." Recentemente, ela gravou uma versão de "Paciência", de Lenine, para um disco beneficente a portadores da síndrome de Down organizado por João Cavalcanti (Casuarina, filho de Lenine).